Lentilha está entre as primeiras leguminosas cultivadas pelo homem. Na mesma época, também foram cultivadas a cevada e o trigo. Referências arqueológicas datam o cultivo de lentilhas no período Paleolítico e Mesolítico, especialmente na região da Síria e na cidade de Jericó. Posteriormente, seu cultivo se espalhou para regiões da Anatólia.
A lentilha na Grécia Antiga
Durante o período Neolítico, as lentilhas foram cultivadas em áreas da Grécia, como evidenciado pelos achados no assentamento lacustre de Kastoria. Na Idade do Bronze, se difundiu amplamente nas regiões do Mediterrâneo.
Na Atenas clássica, era um alimento barato, mas muito nutritivo, alimentava quase diariamente as classes sociais mais baixas, que a consumiam como sopa (combinada com vários temperos e bulbos). Além disso, os atenienses também faziam pão de lentilha.
Mesmo na história contemporânea, as lentilhas foram estabelecidas como “comida dos pobres”. No entanto, os gregos descobriram que, em termos de saúde, elas estão longe de ser “pobres”, pois são um alimento de alto valor nutricional.
Leia mais: O elixir dourado da mitologia grega que você ainda pode usar
A verdadeira história do filósofo Diógenes
Na antiga Atenas, não havia comida mais barata do que uma sopa de lentilhas.
Assim, quem comia lentilhas era considerado extremamente pobre. Um dia, o filósofo cínico Diógenes estava comendo um prato de lentilhas sentado na soleira de uma casa, quando um mensageiro do governante passou e disse:
“Diógenes, se você aprendesse a ser menos desobediente e bajulasse um pouco o governante, não precisaria comer lentilhas o tempo todo.”
Diógenes parou de comer e respondeu: “Pobre irmão! Se você aprendesse a comer lentilhas, não precisaria obedecer e bajular o governante o tempo todo.”
Leia mais: Por que não sobreviveríamos na Grécia Antiga nem 24 horas?
Até hoje, na Grécia é um dos pratos mais baratos e saborosos.
Hoje, apresentarei uma receita que pode alimentar toda a família por dois ou três dias e custa apenas cerca de 5 a 6 euros (aproximadamente 35-40 reais).
Receita de lentilha ao estilo grego
Ingredientes
- 500 gramas de lentilhas
- 3-4 litros de água (dependendo de quão espessa você quer a sopa)
- 1 cebola seca
- 1 cenoura
- 2-3 dentes de alho
- 3-4 folhas de louro secas
- orégano
- sal
- pimenta
- azeite de oliva
Instruções
- Inicialmente, coloque 3 ou 4 litros de água em uma panela, adicione 500 gramas de lentilhas e acenda o fogão para cozinhá-las.
- Depois que a agua vai ferver, adicione sal, pimenta, a cebola picada e a cenoura em cubos.
- Quando a comida começar a engrossar, adicione o alho, o louro e o orégano.
- Deixe a lentilha cozinhar em fogo baixo até amolecerem. Mexa ocasionalmente com uma colher.
- Após servir, adicione vinagre e azeite de oliva ao prato. O vinagre pode ser branco, tinto ou qualquer outro de sua preferência. Eu uso vinagre de suco de maçã ou vinagre de vinho tinto.
Por fim, sua deliciosa sopa está pronta.
Leia mais: Quem inventou a pizza? Não conte para os italianos!
As lentilhas são um dos pratos mais saudáveis do Mediterrâneo
Propriedades da lentilha
As lentilhas são ricas em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, que ajudam a reduzir o colesterol e a prevenir a constipação.
Além disso, contribuem para a saúde do coração, não só devido às fibras, mas também por conterem quantidades significativas de ácido fólico e magnésio.
Além de seus benefícios para o sistema digestivo e para o coração, são particularmente importantes para o controle de distúrbios do açúcar no sangue, pois impedem que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente após uma refeição.
Mas o mais importante, é que as lentilhas são uma excelente fonte de proteínas e contêm um alto teor de ferro.
0 comentários