13 Motivos para morar na Irlanda que te farão fazer as malas já! Confira!

Descubra por que tanta gente se apaixona pelo país

Você planeja se mudar para a Irlanda? Além de popular entre os estrangeiros, o país é o sexto entre os 10 melhores lugares para viver em todo o mundo, pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Talvez, este seja um dos fortes motivos para morar na Irlanda e impulsione tanta gente a se mudar para lá.  

A colocação mencionada foi indicada pela ONU que analisou e comparou os países segundo estilo de vida longo e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida decente. A Irlanda desponta em todos eles. 

Ademais, o país é vantajoso por ter boas oportunidades de trabalho para candidatos multilíngues devido ao número de multinacionais com sede em Dublin. Então, isso faz com que os recrutadores busquem falantes em língua inglesa e pelo menos mais dois idiomas. 

13 motivos para morar na Irlanda 

Segurança

A Irlanda é bastante rígida no que se refere ao porte de armas. Tanto que a taxa é de sete armas de fogo para cada 100 civis, o que é bem baixo se comparado a muitos países. Por isso, há baixa incidência de crimes envolvendo armas de fogo. 

Ademais, a própria criminalidade é baixa, tornando o país bastante seguro. Ou seja, um dos motivos consistentes para viver por lá. 

Sistema de saúde  

Motivos para morar na Irlanda.

O sistema de saúde na Irlanda é muito acessível, de qualidade, e estendido a todos os que têm residência permanente. Além disso, a maior parte dos serviços são custeados pelo governo, ainda que você precise pagar por alguns deles, como consultas médicas. 

LEIA MAIS:

As pessoas

Motivos para morar na Irlanda: Pubs.

Os irlandeses são conhecidos pelo jeito espirituoso e alegre. Além do senso de humor que, à primeira vista, parece ser para te irritar, mas é tudo diversão. Não se surpreenda se alguém te abordar enquanto estiver em um pub. Os irlandeses adoram compartilhar histórias e ouvir as suas. 

O sistema educacional

O sistema educacional irlandês é de padrão internacional. Tanto que todas as instituições superiores irlandesas estão classificadas entre as melhores do mundo. E tudo começa lá da pré-escola, uma vez que o país oferece um ano gratuito para crianças de três a quatro anos, bem como educação primária e secundária gratuita. 

As taxas universitárias também são gratuitas para os irlandeses e cidadãos da União Europeia. Porém, mesmo para estudantes internacionais, o ambiente é muito acolhedor. Por isso, as universidades irlandesas têm sido cada vez mais escolhidas entre os candidatos à graduação e pós-graduação. 

Transporte público de qualidade

Nas cidades maiores, como Dublin, o transporte público geralmente é bastante rápido e confiável. Além disso, fora das grandes cidades, há ônibus e trens que levam a praticamente qualquer lugar, e onde não chegam, pode-se facilmente alugar um carro.

Localização estratégica

Motivos para morar na Irlanda.

Ainda que a Irlanda fique em uma ilha, viver lá possibilita explorar a Europa nos fins de semana e férias. Por exemplo, em apenas algumas horas, graças às companhias low cost, você chega a outros países. Portanto, isso te permite viajar mesmo se estiver com o orçamento apertado.

Oportunidades de trabalho

A Irlanda oferece um ambiente de negócios competitivo, com imposto corporativo baixo, na faixa de 12,5%, além de vários fundos e subsídios disponíveis para empresas. Por isso, tantas multinacionais baixaram por lá. Mais de mil empresas globais em tecnologia, Mídias Sociais, Farmacêutica e Finanças estão sediadas na Irlanda. 

Trata-se de um mercado aberto a muitas funções em corporações impressionantes, como Google, HP, Facebook, LinkedIn, Pfizer e GSK. Além disso, desde o Brexit, a Irlanda é o único país de língua inglesa na zona do Euro, o que facilita para aqueles que querem trabalhar em um ambiente falante do idioma. 

Ah, e não acabou não! A Irlanda tem o terceiro salário mais alto da União Europeia! O salário médio anual do país se aproxima aos 49.000 euros, ficando atrás de Luxemburgo e Holanda, apenas. 

Equilíbrio com a vida profissional

Apesar disso tudo, os irlandeses têm um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Tanto que normalmente começam a trabalhar às 9h e terminam às 17h. Por isso, muitos empregadores introduziram políticas de trabalho flexíveis, como jornadas entre 35 e 40 horas semanais, além de férias para quem trabalhou, pelo menos, 1365 horas por ano.

Além disso, mulheres têm direito a licença de maternidade de: 26 semanas com benefícios de licença de maternidade e 16 semanas adicionais não remuneradas.

Cenário cultural

Se você gosta de música, arte, teatro, literatura e artesanato, a Irlanda é o seu lugar! Há uma infinidade de galerias de arte e museus, mercados locais, peças clássicas e festivais em todo o país, especialmente em Dublin.

História e cultura

Motivos para morar na Irlanda.

Os irlandeses têm muito orgulho de sua herança cultural e a celebram pela dança, música, esporte e contação de histórias (seanchaí), presente desde a pré-história até os primeiros cristãos, senhores medievais e colonos. Basta visitar os mosteiros, castelos e fortalezas muito bem preservados para sentir um pouco disso. 

Também muito rica é a mitologia irlandesa, povoada de personagens travessos, como o Leprechaun, o mistério dos Tuatha Dé Danann, as lendas de Cuchulain e Fianna. Os mitos e lendas da Irlanda transbordam de gigantes e heróis, donzelas, batalhas e feitos corajosos.

Estilo de vida ao ar livre 

A Irlanda tem uma geografia muito peculiar, com costões deslumbrantes e paisagens de tirar o fôlego. O território é pequeno e a rede de estradas é de boa qualidade, permitindo explorações interessantes aos finais de semana. 

Assim, a Irlanda é um ótimo lugar para viver se você gosta de caminhar e acampar, porque há trilhas excelentes e bem conservadas, campos e parques nacionais. Por fim, os destaques vão para os Parques Nacionais Killarney e Glenveagh, Connemara, e as Montanhas Wicklow.

Culinária 

O clima úmido da Irlanda pode não ser dos mais simpáticos. Mas, graças a culinária dá uma compensada. Os frutos do mar, carne e legumes irlandeses são de boa qualidade. Além do leite que produz bons sorvetes, chocolates e queijos.

Os pubs

Motivos para morar na Irlanda: Pubs.

A Irlanda é conhecida em todo o mundo pelos pubs. Tanto que, às vezes, parece que há mais deles do que pessoas! Além de uma boa cerveja, você pode esperar boa música, contar histórias irlandesas e ver pessoas se divertindo. E, se você é novo na cidade, o pub é um ótimo lugar para conhecer gente. 

Além disso, a maioria dos pubs cobra um preço razoável e também oferece boas refeições. Para aqueles apaixonados por cerveja, ao lado da Guinness, você também encontrará uma variedade de cervejas artesanais de qualidade.

LEIA MAIS: Conheça O Segredo Da Cerveja Mais Desejada Do Mundo!

Por fim, motivos para morar na Irlanda não faltam. Afinal, trata-se de um país aberto a novas possibilidades, grandes oportunidades de trabalho e excelente sistema educacional.  E aí, o que achou da ideia de se mudar para lá?

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais