Veja o naufrágio mais antigo do mundo encontrado no Mar Negro

Veja o naufrágio mais antigo do mundo encontrado no Mar Negro
By     -   On

Você já sabia que arqueólogos encontraram naufrágio mais antigo e intacto no fundo do Mar Negro em outubro de 2018? O navio remonta a pelo menos 2.400 anos atrás. Está a uma profundidade de cerca de 2 km e está em excelente estado.

As velas, os lemes e os remos estavam praticamente intactos. Segundo os arqueólogos, sua preservação se deve à falta de oxigênio nessa profundidade.

Mas, como a falta de oxigênio pode preservar o naufrágio mais antigo, no fundo do mar?

A falta de oxigênio pode preservar um naufrágio no fundo do mar porque ela retarda a oxidação e a decomposição. Normalmente, o oxigênio é um fator essencial que contribui para a corrosão e a degradação dos materiais, especialmente os metais. Assim, no fundo do mar, onde não tem muito oxigênio, especialmente em águas profundas ou áreas menos acessíveis, esse processo é significativamente mais lento. Então, estruturas como naufrágios podem permanecer relativamente intactas por períodos mais longos, protegidas da deterioração rápida que ocorreria em ambientes mais oxigenados.

Leia mais: O que significavam as tatuagens na Grécia antiga? Um grego conta

Qual é a origem desse navio?

Vaso das sereias que representa o navio de Odisseus

O “Guardian” britânico relatou a descoberta de um navio grego antigo de 23 metros, encontrado a mais de 1.600 metros de profundidade. Ele estava com mastro, leme e posições dos remadores intactos.

“Um navio que sobrevive intacto desde a antiguidade clássica, a uma profundidade de cerca de 2 km, é algo que eu nunca consideraria possível”, disse o professor John Adams, líder pesquisador do Black Sea Maritime Archaeology Project (MAP) para o Mar Negro, da equipe que fez a descoberta.

Além disso, de acordo com as primeiras evidências, acredita-se que o navio era comercial e semelhante ao representado no famoso “Vaso das Sereias”, em exposição no Museu Britânico. Esta obra-prima de cerâmica, também conhecida como Siren Vase, data de 480-470 a.C.

Leia mais: 15 patrimônios da humanidade na Grécia lindos e de cair o queixo

De quem era esse navio?

Navio de Odisseu

Esse navio representa a embarcação de Odisseu, amarrado ao mastro para ouvir o canto das sereias. O naufrágio foi encontrado a 80 km da costa, indicando que os antigos marinheiros navegavam em mar aberto, não apenas perto da costa. Kroum Batchvarov, que trabalhou no projeto, destacou a descoberta notável do navio inteiro, com mastros e lemes em posição, um achado único e o primeiro do seu tipo já encontrado.

Neste naufrágio, os exploradores descobriram as cordas em caracol que deixou o piloto do navio.

O naufrágio mais antigo do mundo também é grego: trata-se do naufrágio encontrado na ilha Dokos, descoberto em 1975 e datado de cerca de 2500 a.C., no período proto-heládico.

Embora vestígios do próprio navio não tenham sido preservados, os arqueólogos recuperaram vasos e cacos, além de mós e lâminas de obsidiana da ilha de Milos.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.