Você sabe por que a turbulência de aviões ocorre? Vai além do que imagina

Você já passou por uma turbulência aérea? Veja abaixo as principais causas.

Para as pessoas que já viajaram de avião algumas vezes muito provavelmente já tiveram a experiência de passar por uma turbulência. A primeira reação da grande maioria é de desespero. Afinal, ter a impressão de que o avião vai cair não é nada agradável. Mesmo que os profissionais da companhia aérea tentam acalmar os passageiros, é difícil manter o controle. Portanto, veja abaixo os principais motivos da turbulência nos aviões.

A sensação é que o avião vai cair

Primeiro, vamos entender do que se trata uma turbulência aérea. Vale ressaltar que o ar também se movimenta de acordo com variações de temperatura, pressão e também dos ventos. Portanto, quando o avião atravessa uma área assim, com instabilidades no ar, acontece o fenômeno da turbulência. Algumas áreas de turbulência são previsíveis, como quando há uma tempestade se formando.

Confira abaixo os principais motivos das turbulências nos aviões:

Mecânica

Ocorre quando o fluxo de ar existente é totalmente direcionado pelo relevo. Normalmente, acontece em áreas onde há muitas montanhas. Nas proximidades urbanas onde há baixas altitudes, os edifícios também podem provocar esse fenômeno. Além disso, os hangares de aeroportos também geram influência.

Esteira

É fácil de entender que os aviões são capazes de mudar os ventos da região onde estão passando. Por isso, esse fenômeno pode afetar, inclusive, outra aeronave caso ela esteja vindo na mesma direção logo em seguida. Daí que vem o pedido de manter os aviões com certa distância um do outro.

LEIA MAIS: Quanto ganha um piloto de avião? Veja se vale a pena e como se tornar um!

Térmica

Refere-se à diferença da temperatura de acordo com a altitude. Em épocas quentes, ela é mais intensa. Quando há nuvens de tempestades, a diferença do ar frio quando comparado ao solo quente, acaba gerando correntes de ventos no sentido vertical.

Correntes de jato

Esse fenômeno também é nomeado de turbulência de céu aberto. Porém, nem mesmo os radares dos aviões conseguem prever. Normalmente acontecem em altitudes muito altas e os ventos chegam a uma velocidade superior a 100 km/h. Tanto em alguns continentes quanto nos invernos, elas são mais intensas.

Se você gostou de saber os principais motivos da turbulência nos aviões, porém comuns, para saber mais sobre aviões, confira outros artigos no portal Brazil Greece.

você pode gostar também