Brazil Greece

»

»

2 saladas gregas entre as melhores do mundo: grego conta a receita fácil

As duas saladas gregas que conquistaram o mundo e como fazer em casa
| Em 25/04/2025 às 10:00
Veja as melhores saladas gregas que você pode preparar na sua casa.

Moro no Brasil há alguns anos e, como grego, não é raro ouvir a pergunta: “O que você mais sente falta da Grécia?”. Eu poderia dizer o mar Egeu, as conversas nas praças, os verões intermináveis. Mas muitas vezes, o que mais me transporta para casa está no prato. E é por isso que ver duas saladas gregas no topo do ranking mundial deste ano me fez sorrir. São receitas simples, acessíveis, mas que carregam séculos de tradição.

As saladas Dakos e Horiatiki ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, em uma avaliação internacional de comidas típicas feita pela TasteAtlas. Ambas são muito diferentes entre si, mas têm algo em comum: ingredientes frescos, respeito às origens e muito azeite de oliva.

Leia mais: Este é o truque dos restaurantes para um arroz branquinho e soltinho

Dakos: a salada grega que é o sabor da ilha de Creta

Saladas gregas entre as melhores do mundo.

Dakos.

A primeira colocada do ranking vem de Creta, uma das maiores ilhas gregas. É um prato que representa bem a culinária local: direta, rústica e cheia de sabor. A base da salada é o paximadi, um pão seco de cevada, parecido com um biscoito muito duro, que é amolecido com o suco do tomate fresco que vai por cima. A textura lembra uma bruschetta, mas o sabor é bem mais grego.

Por cima do pão, espalha-se tomate bem maduro e picado, um fio generoso de azeite extravirgem e queijo xinomyzithra, típico da região. Fora de Creta, é comum substituir por feta esfarelado, mais fácil de encontrar, inclusive no Brasil. A salada ainda leva azeitonas pretas, orégano e, às vezes, alcaparras. Quem conhece os sabores do Mediterrâneo vai reconhecer todos os elementos logo na primeira garfada.

Para preparar em casa, você pode adaptar o paximadi com torradas integrais ou pão italiano duro. O importante é que ele suporte a umidade sem desmanchar totalmente. O tomate deve ser fresco e suculento, quanto mais maduro, melhor.

Ingredientes para fazer a salada grega Dakos (para 2 porções):

  • 2 torradas grandes de pão integral ou pão de cevada seco
  • 2 tomates maduros picados
  • 100g de queijo feta esfarelado
  • Azeite extravirgem
  • Azeitonas pretas (tipo Kalamata)
  • Orégano seco
  • Sal a gosto

Modo de preparo da salada grega Dakos:

Coloque as torradas no prato e cubra com o tomate picado. Regue com bastante azeite, adicione o feta por cima, as azeitonas e uma pitada de orégano. Sirva imediatamente.

Leia mais: Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Horiatiki: a tradicional salada grega

Saladas gregas entre as melhores do mundo.

A típica salada grega.

O segundo lugar ficou com uma salada que praticamente define a identidade culinária do país: a Horiatiki, que significa “salada camponesa”. É conhecida no mundo todo como “salada grega” e aparece em praticamente todos os cardápios de restaurantes na Grécia, da capital até os vilarejos mais isolados.

Ela nasceu no campo, feita por agricultores que juntavam o que tinham à mão: tomate, pepino, cebola, azeitonas, pimentão e, claro, o queijo feta. Tudo temperado com azeite e orégano. Não há alface ou folhas, o foco são os vegetais cortados em pedaços grandes e servidos crus.

Um detalhe importante é a forma de servir o feta: tradicionalmente, ele vai em bloco, colocado sobre os vegetais como uma “tampa” e só é misturado na hora de comer. Alguns ainda adicionam um toque de vinagre ou suco de limão, mas o azeite de oliva costuma ser suficiente.

Ingredientes para fazer a tradicional Horiatiki, ou salada grega (para 2 porções):

  • 2 tomates grandes cortados em quartos
  • 1 pepino cortado em rodelas ou meias-luas
  • ½ cebola roxa em fatias finas
  • ½ pimentão verde em tiras
  • 100g de feta em bloco
  • Azeitonas pretas (de preferência Kalamata)
  • Azeite extravirgem
  • Orégano seco
  • Sal a gosto

Modo de preparo da salada grega tradicional:

Em um prato fundo, disponha os vegetais. Acrescente as azeitonas e coloque o bloco de feta por cima. Regue com azeite, salpique orégano e sirva.

Como combinar as saladas gregas

Ambas as saladas funcionam bem sozinhas, como prato leve em dias quentes, mas também são ótimas entradas ou acompanhamentos. Na Grécia, é comum servir com pão rústico, vinho branco seco ou até retsina, o vinho aromatizado com resina de pinho.

A Dakos vai bem com pratos de peixe, lula grelhada e até carnes assadas com ervas. Já a Horiatiki é mais versátil e pode acompanhar praticamente qualquer refeição mediterrânea, de moussaka a souvlaki.

Simplicidade com história

Essas saladas não conquistaram o mundo por serem exóticas ou difíceis de preparar. Pelo contrário, elas mostram que a boa comida pode ser simples, desde que feita com ingredientes frescos e respeito à tradição. Cada prato carrega um pouco da história da Grécia: o pão duro dos tempos difíceis, o azeite de gerações de agricultores, o queijo feito artesanalmente nas montanhas.

Morando no Brasil, costumo preparar essas saladas com os ingredientes que encontro por aqui. E mesmo com adaptações, elas continuam me conectando com a minha terra, minha infância e minha cultura. Se você ainda não conhece a Dakos ou a Horiatiki, vale a pena experimentar. Não são só receitas, são memórias servidas no prato.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Conheça Amorgos: A Ilha Grega Do Filme “Imensidão Azul”!

Conheça Amorgos: A Ilha Grega Do Filme “Imensidão Azul”!

Primeiramente, se você ainda não viu no mapa da Grécia a alongada ilha das Cíclades, chamada Amorgos, não desanime. Pois aqui você encontrará informações importantes sobre esta ilha grega maravilhosa! Com os seus 260 quilômetros de costa, Amorgos se tornou conhecida...

20 nomes mais populares no Brasil! Veja se o seu está na lista

20 nomes mais populares no Brasil! Veja se o seu está na lista

Você já se perguntou quais são os nomes mais populares no Brasil? A escolha de um nome para o filho é uma decisão carregada de significados e preferências pessoais. Para muitos, pode ser uma escolha simples, mas para outros, envolve complexidades como homenagens a...

Grego diz 3 erros que todo mundo comete na Grécia e paga caro por isso

Grego diz 3 erros que todo mundo comete na Grécia e paga caro por isso

Se você sonha em conhecer a Grécia, saiba que está longe de ser o único. O país encanta viajantes do mundo todo com suas ilhas de mar azul cristalino, suas ruínas históricas e a deliciosa gastronomia. Mas, como grego que mora no Brasil e vê muitos turistas visitando o...

5 truques para um relacionamento vivo e FELIZ (mesmo à distância)

5 truques para um relacionamento vivo e FELIZ (mesmo à distância)

Você já se perguntou o que faz um relacionamento intercultural funcionar? Como é possível que duas pessoas de culturas, idiomas e tradições diferentes consigam construir uma vida juntas e felizes? Com o aumento das conexões globais, seja por viagens, internet ou...

4 coisas que só existem no Brasil (e que surpreendem até os gregos!)

4 coisas que só existem no Brasil (e que surpreendem até os gregos!)

Quem visita o Brasil pela primeira vez pode se deparar com algumas situações bem diferentes, especialmente se vier de um país como a Grécia. Apesar de brasileiros e gregos compartilharem uma cultura calorosa e cheia de vida, há muitos costumes do dia a dia que não...

Ir para a Grécia com criança? GREGO conta o que ninguém tem coragem

Ir para a Grécia com criança? GREGO conta o que ninguém tem coragem

Se você me perguntasse há alguns anos se eu viajaria com um bebê para uma ilha grega, eu provavelmente diria: “Claro que não! Vai ser uma loucura.” Mas cá estou eu, escrevendo esse artigo depois de ter feito exatamente isso com minha esposa brasileira e nossa filha,...

9 destinos nacionais imperdíveis para viajar no Corpus Christi

9 destinos nacionais imperdíveis para viajar no Corpus Christi

Se tem uma coisa boa, é feriado, né? E, para a nossa alegria, tem mais um chegando aí! Se, se quer ideias de uma viagem curta, sem perder na experiência de descobertas e significado, que tal uma olhada nestes destinos nacionais para viajar no Corpus Christi? Em 2025,...

Como ter sucesso nos estudos (e aprender até GREGO!)

Como ter sucesso nos estudos (e aprender até GREGO!)

A educação é uma das ferramentas mais poderosas que temos para transformar a nossa vida. E não importa se você já terminou a faculdade ou está começando agora: sempre existe algo novo para aprender. Pode ser um curso rápido, uma habilidade prática ou até, por que não,...

Veja quem era o deus grego que adorava as relações extraconjugais

Veja quem era o deus grego que adorava as relações extraconjugais

Se você já ouviu falar da mitologia grega, mesmo que só um pouco, provavelmente o nome Zeus não soa estranho. Ele é uma das figuras mais marcantes de todo o panteão grego, e seu nome aparece em praticamente todos os grandes mitos da Grécia Antiga. Mas você sabe...

Ela existiu? Confira como era Troia de Homero e veja suas ruínas

Ela existiu? Confira como era Troia de Homero e veja suas ruínas

Troia é, sem dúvida, uma das cidades mais famosas da Antiguidade. Seu nome desperta a curiosidade de gerações há milhares de anos, seja pelas histórias de heróis como Aquiles e Heitor, ou pelo famoso Cavalo de Troia. Mas afinal, será que essa cidade existiu de...

0 comentários