Por que as pessoas vestem verde no St. Patrick’s Day? Gringo conta!

Entenda a tradição

Cada ano, há séculos, no dia 17 de março, os irlandeses em todo o mundo celebram o Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day). Então, é uma festa irlandesa marcante, durante a qual todos se vestem de verde e as pessoas consomem álcool, principalmente cerveja irlandesa.

Neste dia, toda a Irlanda se vestirá de verde para as celebrações, durante as quais milhares de cidadãos participarão dos eventos em centenas de locais. Em Dublin, acontecerá mais uma vez o desfile mundialmente conhecido, e espera-se que percorra um percurso de 3 quilômetros, com ponto de partida na Praça Parnell. Os irlandeses em todos os lugares, vestidos de verde, vão cozinhar pratos locais e consumir muita cerveja.

Quando foi o primeiro dia de São Patrício?

Por volta do século IX ou X, as pessoas na Irlanda começaram a comemorar o dia de São Patrício em 17 de março. No entanto, o primeiro desfile para o Dia de São Patrício não ocorreu na Irlanda, mas sim nos Estados Unidos.

Registros históricos mostram que um desfile para o Dia de São Patrício ocorreu em 17 de março de 1601 em uma colônia espanhola em São Agostinho, na Flórida.

Desde então, com o orgulho nacional irlandês crescendo entre os imigrantes irlandeses nos EUA e com a ajuda de organizações religiosas, sociais e fraternais, a popularidade desses desfiles aumentou.

Quem foi São Patrício? Ele foi real?

Ele foi uma pessoa real e não um mito. No entanto, algo que muitos não sabem é que ele não era irlandês, mas britânico. São Patrício nasceu na cidade de Glywysing, na Escócia, perto da confluência dos rios Severn e Avon, por volta de 380 d.C.

Ele era uma pessoa real com o nome Maewyn Succat. Quando adolescente, foi supostamente sequestrado e levado para a Irlanda, onde viveu como escravo por 5-6 anos, até escapar. Durante sua estadia na Irlanda, ele teria tido uma visão enviada por Deus, que o levou ao caminho que o tornaria conhecido como São Patrício.

Após a visão, abandonou sua fé tradicional e converteu-se à Igreja Católica. Mais tarde, ele escapou, mas retornou à Irlanda e é considerado aquele que trouxe o Cristianismo para o povo lá.

Nos séculos que se seguiram à sua morte (acredita-se que foi em 17 de março de 461 d.C.), os mitos sobre sua vida tornaram-se parte inseparável da cultura do povo irlandês.

Leia mais: 5 cervejas gringas que conquistaram o coração do brasileiro

Dia de São Patrício e seus simbolismos

Dia do São Patricio

Hoje, o Dia de São Patrício tornou-se uma grande celebração global, onde devotos ao santo comemoram em 17 de março. Nesta data, tudo se enche de verde, refletindo as cores nacionais oficiais da Irlanda, onde o trevo é um símbolo nacional.

Por que celebram a dia de São Patricio com a cor verde?

Um dos mitos mais difundidos sobre São Patrício é que ele ilustrou a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) usando as três folhas de um trevo irlandês.

A cor verde foi finalmente incorporada às festividades do Dia de São Patrício no século XVIII. Graças à popularidade do trevo e à paisagem da Irlanda, essa cor acabou se tornando uma associação marcante com a data festiva.

Um aspecto importante do Dia de São Patrício é a tradição de usar trajes verdes durante as celebrações. Essa prática de vestir verde está ligada à lenda de que usar a cor verde torna as pessoas invisíveis aos olhos dos duendes, que costumam pregar peças nos humanos durante o feriado. Portanto, vestir-se de verde é uma maneira de se proteger dessas travessuras e de demonstrar a participação nas festividades do Dia de São Patrício.

Leia mais: 3 cidades incríveis para conhecer a Itália sem sair do Brasil

As celebrações em todo o mundo

O notável é que até o século XX, o Dia de São Patrício na Irlanda não tinha relação alguma com as celebrações nos EUA, pois era uma festa cristã, que coincidia com a Quaresma. As famílias iam à igreja de manhã e à tarde havia uma espécie de festa, mas não nos moldes atuais.

Então, as pessoas estabeleceram os desfiles na Irlanda e hoje a festa se espalhou para mais de 150 cidades ao redor do mundo, com destaque, é claro, para Dublin. Há algumas décadas, as pessoas “misturaram” a antiga festa estritamente cristã com elementos tradicionais da Irlanda. Por isso agora ela inclui duendes, concertos com música tradicional, roupas verdes, trevos e consumo de cerveja. Quanto à comida, para o dia, as pessoas indicam guisado de carne, torta de carneiro e carne bovina com repolho.

você pode gostar também