Iogurte Grego: 10 substitutos fáceis de encontrar para turbinar a sua saúde!

Ingredientes simples que vão te surpreender ao substituir o iogurte grego 

Todo mundo conhece a fama do iogurte grego enquanto alimento saudável (e delicioso). Principalmente para o café da manhã e ingrediente de um smoothie. Mas, a gente nem sempre dá para ter um em casa. Por isso, é bem prático saber quais os melhores substitutos para o iogurte grego e tê-los na geladeira.

Uma das principais características do iogurte grego é sua versatilidade. Para exemplificar, você pode usá-lo para amaciar a carne, temperar a salada e até engrossar sopa. Isso se dá pela textura mais espessa e sabor bem peculiar, resultado da água parcialmente filtrada no processamento.

Pois é, e como substituir o iogurte grego? Você vai se surpreender com alguns super simples que até deve ter na geladeira.

10 Substitutos para o iogurte grego

Iogurte natural

Um dos substitutos mais próximos do iogurte grego é o iogurte natural. Ambos são probióticos e feitos com ingredientes similares. A diferença é que o iogurte natural contém mais água, por isso, a textura é um pouco menos cremosa. De qualquer forma, é a substituição ideal como cobertura do salmão, por exemplo.

Creme de leite

O creme de leite é um dos melhores substitutos do iogurte grego, inclusive pela textura similar. Logo, fica ótimo em produtos assados, como bolos, pois a umidade do creme acaba fundida à massa.

LEIA MAIS:

Queijo cottage

Rico em proteínas, cálcio e vitamina A, o queijo cottage tem textura bem diferente do iogurte grego. Entretanto, para substituir, basta misturar a algum tipo de molho. Essa diferença também passa despercebida quando misturada a frutas.

Soro do leite

O soro de leite coalhado pode até ter uma textura diferente, mas vale como substituto do iogurte grego, principalmente pelo sabor. Porém, é bom ter cuidado nessa substituição, deixando-a restrita a receitas e ajustes específicos.

Maionese

A princípio, são produtos bem diferentes, né? Mas, você acredita que dá para usar a maionese como um dos substitutos do iogurte grego? Principalmente, como mistura em bolos pelo sabor ácido que proporciona à massa. Agora, se for misturar a uma salada de atum, adicione um pouquinho de óleo.

Compota de maçã

Sim, a compota de maçã também serve como substituta do iogurte grego, mas apenas em receitas que exijam pequena quantidade do ingrediente. Até pela diferença de espessura, mais expressiva no lácteo. Também, há maior grau de doçura na compota.

Por outro lado, há alguns benefícios em substituir o iogurte grego pela compota. Primeiro, pela quantidade menor de gordura. Segundo, por ter menos calorias. A ressalva é não ser indicada para receitas que exijam um componente mais grosso e gorduroso.

LEIA MAIS:

Banana amassada

A banana amassada é mais um dos substitutos do iogurte grego para panificação. Apesar da textura similar à compota de maçã, é menos doce. Deste modo, não é preciso corrigir a doçura da receita.

A única desvantagem é a tonalidade da banana, o que pode ser contornada usando frutas menos maduras. Caso queira um sabor mais ácido, adicione um pouco de limão.

Cream cheese

Delicinha espalhar cream cheese no pão, né? Você sabia que também pode usá-lo como substituto do iogurte grego? Ok, a textura é um pouco mais grossa, mas você pode corrigir isso tirando um pouco mais cedo da geladeira.

Uma equivalência importante entre os dois ingredientes está no sabor. Logo, você pode usar o cream cheese em molhos, assados e frango.

Tofu

Tofu é o substituto ideal do iogurte grego para os veganos. Macio e de sabor delicado, a textura é bem parecida com o leite de soja mais grosso. Daí, pode ser usado em mousses e molhos. O sabor do tofu é um pouco mais suave, mas você pode deixar mais forte com um pouco de vinagre ou limão.

Crème fraiche

Muita gente confunde, mas crème fraiche e sour cream não são a mesma coisa. O primeiro é mais espesso e tem um teor de gordura 10% maior. Por isso, cai bem com frutas vermelhas. Assim como outras sugestões desta lista, adicione um pouquinho de limão para dar mais acidez.

Anotou tudo o que serve de substituto do iogurte grego? Com certeza, alguns dos ingredientes você tem aí, na geladeira!

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes em Brazil Greece.

 

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.