Quando falamos em visitar as ilhas gregas, não imaginamos a jornada de descobertas que podemos encontrar. Longe de ser um conjunto homogêneo, cada uma das mais de 200 ilhas habitadas desdobra-se em um universo próprio, repleto de personalidade e encantos.
Dos telhados azuis das Cíclades às paisagens verdes das Jônicas, passando pelos castelos das Dodecaneso, a Grécia insular é um mosaico de culturas, histórias e belezas naturais esperando para ser explorado.
Informações básicas
Antes de tudo, saiba que a Grécia tem seis grupos de ilhas principais, além da ilha de Creta. Viajar entre ilhas do mesmo grupo é geralmente mais fácil do que entre diferentes arquipélagos. De qualquer forma, aqui estão os destaques para planejar sua viagem:
Locomoção
Aeroportos: enquanto muitas ilhas têm aeroportos, apenas algumas, como Creta e Santorini, oferecem voos internacionais. Outras dependem de voos domésticos, principalmente de Atenas.
Ferries: a princípio, a opção mais prática entre ilhas, com serviços rápidos como o Seajets nas Cíclades. Além disso, alugar um carro e embarcá-lo no ferry é uma alternativa bem viável.
Leia mais: Ilha grega do deus Apolo que você nunca ouviu falar, mas deveria
Qual a melhor época para visitar as ilhas gregas
Primavera e outono: maio, junho e setembro são ideais para clima agradável e com menos multidões.
Alta Temporada: de meados de junho a setembro, há mais opções de transporte e estabelecimentos abertos. Ao mesmo tempo, prepare-se para mais turistas e preços elevados.
Clima
Creta é quente o ano todo, portanto, perfeita para visitas mesmo no final do outono ou inverno. Já algumas ilhas, como Hydra, são animadas por todos os meses, enquanto outras, como Santorini, acalmam-se na baixa temporada.
Sendo assim, planeje sua viagem conforme as características de cada grupo de ilhas. Com isso, veja o que melhor se adapta ao seu itinerário.
Leia mais: 15 países mais felizes do mundo em 2024: qual é a posição do Brasil?
As Ilhas Cíclades
As Ilhas Cíclades são, de longe, um emblema da beleza grega. Só para ilustrar, temos Mykonos e Santorini entre as 24 ilhas habitadas. Além disso, o arquipélago é sinônimo de cartões-postais pitorescos, sobretudo as igrejas de cúpulas azuis e ruas estreitas.
Mykonos, por exemplo, tem uma vida noturna pulsante e praias vibrantes, enquanto preserva o charme histórico com moinhos de vento e labirintos de ruas. Santorini, por outro lado, é o refúgio romântico definitivo, graças às vistas deslumbrantes da caldeira das piscinas privativas.
Já os aventureiros que buscam além do convencional, Milos oferece praias espetaculares e as enigmáticas cavernas de Kleftiko. Por fim, Tinos atrai peregrinos à igreja mariana.
Mas, ainda não acabou! As Menores Cíclades prometem um retiro rústico, perfeito para acampar e se desconectar. Enquanto isso, Naxos e Syros, a capital, proporcionam uma experiência mais cosmopolita. Finalmente, as ilhas menos exploradas como Sikinos garantem tranquilidade.
Leia mais: Criação de Zeus? Veja a comida grega cheia de benefícios desde a Grécia antiga
Creta
Creta é mais do que uma ilha, mas um pequeno mundo de tradições únicas e riquezas culturais. Com um clima ameno, dialetos distintos e uma gastronomia inigualável, se destaca como um destino singular.
Para chegar até lá, basta pegar um voo partindo de Atenas. Mas, para conhecer sua extensão, a melhor forma é alugar um carro para visitar todas as paisagens e tesouros escondidos. Entre suas atrações imperdíveis, estão:
- Praias de Elafonissi e suas areias rosadas, bem como Elounda, um paraíso de clubes de praia
- Caminhada até a Garganta de Samaria
- Visitas às aldeias montanhosas
- Ruínas do Palácio de Cnossos
- Vinícola Boutaris
- Ilha de Spinalonga
Ilhas do Golfo Sarônico
Inicialmente, o arquipélago mais próximo de Atenas abriga algumas das ilhas mais cênicas e menos conhecidas. Ainda que Hydra, Spetses, Poros, Aegina e Agistri sejam destinos populares entre os gregos, não entraram nos roteiros internacionais.
Para visitar as ilhas gregas do golfo, o ideal é sair de Atenas pelos pequenos barcos ou hidrofólio. Hydra não permite carros, então, o jeito é explorar a pé (o que é um charme). Já Spetses tem pinheiros verdes, cavalos e carruagens ao longo das orlas, além de iates ancorados no porto.
Poros é um pouco maior e tem, entre suas caractéristicas, a torre do relógio e praias sombreadas por árvores. Além disso, é popular entre os aficionados por vela.
Aegina, a ilha mais próxima de Atenas, tem uma grande cidade portuária, quatro praias de areia e as próprias ruínas do templo de Atena Afaia.
Leia mais: O segredo da ilha grega em que pessoas as vivem mais de 100 anos
Visitar as Ilhas Jônicas gregas
De modo geral, as Ilhas Jônicas oferecem uma cultura local única, música, arte, culinária e arquitetura. Embora a mais famosa seja Corfu, as outras seis principais também têm seu charme.
No caso da estrela do arquipélago, ande pelas ruas da Cidade Velha, protegida pela UNESCO. Perto dali, a pequena Paxos é coberta por oliveiras, com três baías encantadoras e a ilha satélite, Antipaxos, dona de águas translúcidas.
Cefalônia, a maior ilha em tamanho, tem cavalos selvagens correndo ao redor do Monte Aenos em seu centro. Já Zakynthos é o lar da Praia do Naufrágio, acessível apenas por mar, bem como as icônicas cavernas azuis .
Lefkada se conecta ao continente por uma ponte. Ao chegar lá, visita as aldeias florestais e algumas das melhores praias da Grécia que se estendem pela costa. Por fim, passeie pela pequena Ítaca, o lar de Odisseu, e Citera.
Ilhas Espórades
Ao todo, dá para visitar algumas das 24 ilhas gregas ao nordeste do continente. Contudo, apenas quatro são habitadas e até apareceram no filme “Mamma Mia”. Inclusive, você vai reconhecer os pinheiros verde-escuros, igrejas brancas, muita areia e rochas e cantoria.
A agitada Skiathos é famosa pelas praias de areia dourada e vida noturna. Enquanto isso, a tranquila Skopelos é um paraíso de enseadas, florestas de carvalho, mosteiros, vilas tradicionais e naufrágios no Parque Marinho Nacional.
Alonissos, inclusive, fica bem no centro e é uma sugestão de base para pescaria, observação de pássaros e, com sorte, avistar a foca-monge do Mediterrâneo. Finalmente, Skyros é rica em cerâmicas e artesanato local, igrejas e linda Chora, a capital no topo da montanha.
Para chegar às Ilhas Espórades, há voos diretos de Atenas para Skiathos e Skyros, além da balsa de Tessalônica. No verão, hidrofólios navegam para as quatro ilhas a partir do porto de Agios Konstantinos no continente.
Cada uma das Espórades se conecta à outra por balsa ou barco.
Leia mais: Um grego te apresenta a Ilha Grega do filme Mamma Mia!
As Ilhas do Nordeste do Egeu
Entre as opções para visitar as ilhas gregas, temos este conjunto de 13 ilhas delas, bem pertinho da Turquia. São praias incríveis e maravilhas naturais, como a floresta petrificada em Lesvos, as dunas de Limnos ou as fontes termais em Ikaria.
Limnos, Lesvos (também conhecida como Mitilene) e Samos têm aeroportos internacionais. Já Chios e Ikaria têm aeroportos domésticos. Há também várias balsas do porto de Pireu que levam até elas. E, o que conhecer em cada uma? Entre os pontos interessantes, podemos exemplificar:
- sítios arqueológicos do Templo de Hera, em Samos
- acrópole, em Thassos
- antiga cidade de Ifestia, em Limnos
- castelo no topo de Lesvos
A Praia de Keros, em Limnos, também é um dos melhores lugares para praticar kite ou windsurf na Europa. Quanto a nadar, é difícil superar Samos, Samotrácia, Ikaria e Lesvos.
Leia mais: 2º melhor destino de lua de mel fica na Grécia, segundo pesquisa
Guia para visitar as Ilhas Gregas do Dodecaneso
Por fim, o arquipélago com 12 ilhas principais e várias menores. Rodes e Kos são as duas maiores, ambas com aeroportos internacionais. Por outro lado, as outras 10 são mais tranquilas, entre elas, Astipaleia, Calímnos e Cárpatos, que recebem voos domésticos. Mas, para todas as principais, há balsas a partir do porto de Atenas.
Sobre as atrações, Rodes é conhecida pela cidade murada com castelos dos Cruzados e uma antiga sinagoga. Na cidade de Lindos, há uma acrópole grega antiga no topo da colina, além de uma vila medieval no meio e uma cidade moderna na base. Nas ilhas adjacentes, visite:
- as mansões de Cássos
- as casas pintadas de cores vivas de Castelorizo
- a Chora no topo da colina de Astipaleia, uma das vilas fortificadas mais bonitas de toda a Grécia
Para uma experiência mais ativa ao visitar estas ilhas gregas, refugie-se em Cárpatos para caminhadas ou windsurf. Ou, ainda, mergulhe entre os destroços da Segunda Guerra Mundial em Leros.
0 comentários