Os termos e categorias de degustação de vinhos podem ser vastos e confusos. Alguns são obscuros e até difíceis de entender. Ao explorar o mundo do vinho, descobrimos que existem muitos termos diferentes relacionados à degustação e você, provavelmente ao ouvir vinho crocante, se perguntou em que situações este termo deve ser empregado. Afinal, o vinho é uma bebida.
LEIA MAIS: Será que você realmente sabe como guardar o seu vinho? Descubra aqui!
-
O que é um vinho crocante
Ao descrever as qualidades de um vinho em fichas técnicas ou por sommeliers especializados, muitas vezes as pessoas usam a palavra crocante. A crocância de um vinho é afetada por sua bebida texturizada; ambos contêm taninos ácidos e arenosos, juntamente com sabores picantes e vibrantes no paladar. Um vinho crocante desejável deve ter grande acidez, um forte sabor de cranberry e um estalo refrescante. Além disso, deve estimular o apetite e impressionar os conhecedores. Refeições combinadas adequadamente podem aumentar a eficácia de uma bebida crocante, porque aumentam a salivação.
LEIA MAIS: Afinal, O Que É O Vinho Laranja E O Que Ele Tem De Tão Especial?
-
Quais opções de vinhos crocantes no mercado
Quase unanimemente, os vinhos com crocância são geralmente feitos com o mínimo de intervenção. Portanto, muitos vinhos naturais possuem essa característica. Porque os estágios em carvalho novo tendem a arredondar os taninos e a retirar a crocância. Esta qualidade está mais associada a vinhos brancos — como o Sauvignon blanc — e espumantes. Mas tintos crocantes não são incomuns. Syrah e Cabernet Franc são ótimos exemplos de vinhos crocantes cultivados em climas frios.
Por fim, e não menos importante, se faz necessário salientar que independentemente da textura do vinho que você for escolher, selecionar um bom, fará toda diferença na experiência de degustação. Devido ao fato de existir uma variedade enorme de categorias, marcas e preços, alguns conhecimentos básicos vão te auxiliar a sempre fazer a melhor escolha para cada situação. Por isso, separamos uma lista com algumas dessas dicas de como escolher um bom vinho para que possa aprofundar ainda mais os seus conhecimentos.
LEIA MAIS: Café e Vinho: mitos nos quais você sempre acreditou; mas não são verdade!
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários