Voidomatis: um grego te apresenta o rio mais cristalino e azul da Grécia!

Voidomatis é um rio da unidade regional de Ioannina, no noroeste da Grécia, e é um afluente do rio Aoos. As principais nascentes de Voidomatis estão localizadas abaixo da vila de Vikos.

Em seu curso, converge com outras correntes de água que se originam das margens do Monte Tymfi ou do desfiladeiro de Vikos e termina perto de Konitsa. O comprimento total do rio atinge cerca de 15 km.

Tudo sobre o rio Voidomatis na Grécia

De onde vem o nome Voidomatis?

Segundo os habitantes locais, o nome de Voidomatis, que significa o olho do boi, deve-se ao fato de na Grécia bois terem olhos azuis, como as águas deste rio.

Outra versão diz que os eslavos chamavam o rio de “Bode – Mat” que significa “água boa”. Assim, os moradores adotaram essa palavra e de alguma forma a palavra Voidomatis veio para o grego.

Um dos rios mais limpos da Europa

Voidomatis Grécia.

Voidomatis e Aqueronte são os rios gregos que estão incluídos na lista dos rios mais limpos da Europa, pois não enfrentam problemas ambientais.

Além disso, Voidomatis atravessa um dos mais belos sítios naturais da Grécia, que foi designado parque nacional e faz parte do Parque Nacional Vikos-Aoos desde 1973.

LEIA MAIS: Aqueronte: Tudo Sobre O Portal Para O Submundo Da Mitologia Grega!

As históricas pontes de pedra que atravessam o rio

Voidomatis grécia.
A ponte de três arcos Kalogeriko que atravessa o rio Voidomatis.

As duas margens do rio estão ligadas por pontes históricas, que em combinação com as águas azul-turquesa atraem turistas de todo o mundo.

Além disso, da ponte de Aristi, que você encontrará na estrada para Megalo e Mikro Papigo, a rota de rafting começa e termina na antiga ponte de Klidonia.

Esta é uma rota fácil e bonita com duração de cerca de 1,5 horas.

Outras grandes pontes que cruzam Voidomatis são a ponte em arco de pedra de Kokkoros ou Noutsos que fica entre as aldeias de Koukouli, Dilofo e Kipoi e a bela ponte de três arcos chamada Kalogeriko ou Plakida.

Pontos turísticos importantes perto de Voidomatis

Pontos turísticos importantes perto de Voidomatis na Grécia.

Outros pontos turísticos importantes perto de Voidomatis são o mosteiro abandonado de Agia Paraskevi, que fica à beira do desfiladeiro de Vikos, na aldeia montanhosa de Monodendri, em Zagori.

Além disso, perto do rio Voidomatis e Monodendri fica também a Floresta de Pedra.

Qual é a temperatura da água do Voidomatis?

Voidomatis é principalmente sazonal, fluindo durante todo o ano.

Além disso, a temperatura média da água não ultrapassa os 4°C, o que significa que a temperatura é muito baixa mesmo nos meses de verão.

Por fim, é um rio para os aventureiros que não se importam com o frio.

Onde ficar perto de Voidomatis?

 

Em termos de acomodação, recomendamos Konitsa como base. Pois, além de ficar bem perto, também tem mais opções.  Além disso, de lá você pode fazer um passeio até Zagorochoria e até a cidade de Ioannina.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais