Está muito esquecido(a)? Veja aqui 4 alimentos para turbinar a sua memória!

Vitaminas do complexo B, selênio e ômega 3 são os queridinhos dos alimentos que ajudam na saúde cerebral e a manter o raciocínio e cognição preservados!

Alimentos que melhoram a memória e cognição são essenciais em qualquer fase da vida, porém, podem se tornar ainda mais necessários à medida que envelhecemos.

Assim, diversas pesquisas já evidenciam o papel importante da alimentação e nutrição na memória e cognição. Mas você sabe quais alimentos devem estar presentes no seu dia a dia para obter estes benefícios? Então confira este artigo e entenda!

4 Alimentos que melhoram a memória e cognição

Uma alimentação saudável é fundamental para promover a saúde, inclusive da memória. Afinal, uma alimentação variada e rica em nutrientes é útil para manter o bom funcionamento do organismo.

Os nutrientes envolvidos na cognição são as vitaminas do complexo B, vitamina C e E, selênio e ômega 3. Além disso, compostos benéficos presentes em alguns alimentos também ajudam na saúde da memória.

Portanto, alguns dos alimentos que melhoram a memória e cognição são o abacate, castanhas e nozes, espinafre e os peixes!

Abacate

O abacate é uma fruta de polpa cremosa, fonte de gorduras boas, vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, selênio e compostos benéficos à saúde cerebral. Estudos já indicam que esses nutrientes melhoram as conexões neuronais, bem como a cognição e aprendizado.

Castanhas e nozes

Grande fonte de selênio, as castanhas (do Pará e de caju), nozes, amêndoas e pistaches são ricos em selênio e gorduras boas. O selênio tem ação antioxidante e ajuda na cognição, ao reter informações e auxiliar no aprendizado.

LEIA MAIS: Algumas Pessoas NÃO Podem Tomar Chá Verde; Veja Se Você Faz Parte Do Grupo!

Espinafre

O espinafre é conhecido por ser rico em vitaminas do complexo B, especialmente o ácido fólico e de substâncias benéficas para o sistema nervoso (cérebro). Além disso, possui luteína, uma espécie de carotenoide, que contribui com a saúde cerebral, cognição e no potencial antioxidante, evitando o estresse oxidativo.

Peixes

Por fim, os peixes mais ricos em ômega 3 também são um dos alimentos que melhoram a memória e cognição. Afinal, os nossos neurônios são revestidos por uma capa de gordura, chamada bainha de mielina, responsável por conduzir o impulso nervoso.

Assim, essa gordura nada mais é que um tipo de ômega 3, que facilita a comunicação entre os neurônios. Portanto, os peixes mais ricos neste nutriente são salmão, sardinha, atum e cavalinha, e devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana.

E aí? Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir mais artigos sobre esse e outros assuntos no site Brazil Greece para ficar por dentro de mais informações!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais