Nova colher é capaz de adoçar os alimentos SEM usar açúcar; confira

As pesquisas desenvolvidas reduzem o impacto das restrições alimentares.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pode fazer algo inesperado na culinária.

Os cientistas construíram um utensílio que adoça os alimentos sem a necessidade de adicionar açúcar. Saiba mais sobre o talher que adoça os alimentos.

LEIA MAIS: 3 substitutos do açúcar tão deliciosos que você nem vai perceber a troca

Saiba sobre a colher que adoça os alimentos

As pesquisas realizadas na Universidade Meiji, em Tóquio, no Japão, resultaram em um produto similar que é fruto de pesquisa.

Eles desenvolveram Hashis que intensificam o sabor salgado dos alimentos através de uma corrente elétrica de baixa intensidade, transmitindo íons de sódio para os alimentos.

Essa ferramenta conseguiu aumentar em até 1,5 vezes o sabor do sal, mesmo em dietas com restrição de sal.

O pesquisador Ai Sato comentou sobre os achados, dizendo: “Se tentarmos consumir menos sal de maneira convencional, precisaremos suportar a dor de cortar nossa comida favorita da dieta, ou tolerar comer alimentos insossos”.

O talher que adoça os alimentos ainda é um projeto em desenvolvimento. Os responsáveis estão trabalhando no design, que inclui “calombos” que aumentam a superfície de contato com a língua e, consequentemente, as papilas gustativas.

Nessa região, foram aplicadas moléculas chamadas “ligantes”, que reagem com os receptores das células para iniciar a resposta fisiológica. É nesse ponto que o açúcar será aplicado!

Os ligantes presentes nas colheres são feitos de açúcar, estimulando o sabor doce das papilas gustativas, sem que a pessoa precise ingerir mais açúcar para adoçar os alimentos.

O nome escolhido para o utensílio é “SugarWare”. De acordo com os desenvolvedores, o principal público-alvo desse produto são os pacientes recém-diagnosticados com diabetes, que precisam reduzir a ingestão de açúcar.

Os próximos passos da pesquisa incluem descobrir como aderir os ligantes permanentemente às colheres.

Essas pesquisas são benéficas para a população como um todo, principalmente para as pessoas que estão passando por um processo de mudança alimentar devido ao aparecimento de comorbidades como diabetes e hipertensão.

Se você se interessa por pesquisa e alimentos, não deixe de conferir outras notícias no portal Brazil Greece!

você pode gostar também