Brazil Greece

»

»

6 Pratos Típicos de Santorini que você tem que provar – Veja como fazer!

| Em 08/06/2025 às 01:09

Quando se fala em Santorini, certamente vem à mente o mar azul estonteante em contraste com as construções de pintura branca. Mas, devemos nos lembrar que estamos na Grécia, cuja culinária mediterrânea tem fama inquestionável. Por isso, já anote aí essas dicas sobre a comida típica de Santorini e os pratos que você precisa provar na sua viagem.

Assim como no resto do país, a culinária de Santorini é baseada nos frutos-do-mar. Claro, como complementos, temos verduras e legumes frescos. O resultado é um festival de cor e sabor característicos da comida típica da ilha.

Comida Típica de Santorini: 6 Pratos que você tem que provar!

Saganaki

Comida típica de Santorini: Saganaki.

O Saganaki é um dos pratos típicos de Santorini que reúne o melhor da Grécia: queijo e azeite. Na verdade, é o pedaço do queijo kefalotyri empanado e frito no azeite. Normalmente, é servido como petisco acompanhando alguma bebida alcoólica.

Além do kefalotyri, outras variedades de queijo usadas na receita são a graviera, kefalograviera, halloumi, kasseri e feta.

Como fazer

Pegue uma fatia do queijo, passe na água fria e, em seguida, na farinha branca.

Depois de remover o excesso, frite na frigideira com azeite quente por dois minutos cada lado. Quando o queijo estiver dourado, retire, coloque no prato e esprema suco de limão por cima.

LEIA MAIS: Queijo Feta: Conheça O Queijo Mais Famoso Da Grécia!

Chlorotyri

Comida típica de Santorini: queijo.

Fonte:
greekgastronomyguide.

Seguindo com a viagem gastronômica por Santorini, temos o chlorotyri, queijo que só é encontrado em Santorini. Produzido em pequenas quantidades, é feito do leite de cabra e tem sabor levemente azedo.

Sua textura cremosa é perfeita para passar no pãozinho ou acompanhar a salada. Como a produção é baixa, você raramente vai encontrar o chlorotyri à venda em restaurantes.

Fava

A fava, ou Lathyrus clymenum, é um dos mais saborosos pratos típicos de Santorini. O creme é feito a partir do grão parecido com ervilha amarela, resultando em uma textura saborosa e aveludada. Para servir, é costume regá-la com azeite e jogar cebolas picadas ou alcaparras por cima. Como acompanhamento, fatias de limão.

Como fazer

O prato precisa de favas, azeite, cebola picada, limão, alcaparras e tomate seco. Depois de lavar as favas, ferva e vá retirando a espuma.

Adicione azeite, sal e cebola, deixando cozinhar por cerca de uma hora até virar polpa. Bata no processador até ficar na consistência de pasta.

Espere esfriar e sirva com azeite e limão, decorado com alcaparras e tomates secos.

LEIA MAIS:

Tomatokeftedes

Comida típica de Santorini: Tomatokeftedes

Se tem um prato que fez a fama de Santorini, este é o ntomatokeftedes, ou bolinhos de tomate. Tanto que quem visita a ilha sempre volta para casa pensando em preparar sua própria receita! Mas, o que faz dele um prato tão especial?

Primeiro, os tomates-cereja de Santorini, que são muito saborosos.

Depois, o próprio modo de preparo! Os tomatinhos são fritos em uma massa com pimentão, cebola, hortelã e ervas, ficando parecidos com uma almôndega picante.

Como fazer

O bolinho é bem simples de preparar, bastando amassar os tomates assados ou fritos até virar um purê.

Depois, misturar na farinha temperada com salsa, cebola e especiarias para, depois, enrolar como almôndegas. Por fim, é só fritar no óleo e servir como aperitivo.

LEIA MAIS: Comida Grega: Receita De Keftedakia Por Um Grego!

Melitzanes

Comida típica de Santorini: Melitzanes.

A berinjela é ingrediente de uma série de pratos típicos da culinária grega, entre eles, o melitzanes. Só que, em Santorini, o solo vulcânico é favorável para o cultivo da variedade da berinjela branca. Com elas, é feita a melitzanosalata, um tipo de purê que fica ótimo no pão pita.

LEIA MAIS: Culinária Grega: Receita De Berinjela Recheada Com Carne Moída!

Bônus: Apochti

Comida típica de Santorini: Apochti.

O apochti é um prato típico de Santorini feito com lombo de porco salgado e mergulhado no em vinagre. A carne, depois, é seca ao ar livre (como é feito com o nosso charque). O próximo passo é passar bastante pimenta e deixá-la endurecer para, aí, ser usada como receita.

E aí, anotou quais pratos típicos de Santorini, na Grécia, você vai provar na sua viagem? De repente, até já dá para arriscar e preparar suas próprias receitas em casa antes de embarcar!

Gostou do artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários