Brazil Greece

»

»

14 pratos da comida típica gaúcha de dar água na boca!

| Em 22/06/2022 às 22:13

A comida típica gaúcha está, sem dúvida, entre as mais saborosas do Brasil. Além de carregada de cultura e tradição, graças à mistura das influências brasileiras e europeias, a cozinha é rica e cheia de sabor. Além disso, ela é muito mais que apenas um churrasco e chimarrão.

Ainda que traga os moldes dos imigrantes europeus, a riqueza da comida típica gaúcha também está nas influências africanas, indígenas e pampas. Por fim, o resultado está no sabor dos temperos e variedade dos pratos.

Então, confira, a seguir, alguns dos pratos da comida típica gaúcha que vão te deixar com água na boca!

14 pratos da comida típica gaúcha

Churrasco (Espeto Corrido)

Comida típica gaúcha. Espeto corrido.

Espeto corrido.

É, não tem como falar em comida típica gaúcha sem churrasco, né? A origem é desconhecida. Mas, ao que tudo indica, se relacionada à região dos pampas. No Rio Grande, é feito na grelha, sobre brasa ou fogo.

Além da carne, pode ter acompanhamentos diversos, como vegetais, pão de alho, farofa, vinagrete, queijo, entre outros. Além disso, o espeto corrido é uma das formas de servir, especialmente nas churrascarias, algo como o rodízio em outras partes do Brasil.

Galeto

Pratos da comida típica gaúcha: galeto.

O galeto na brasa é, sem dúvida, um dos principais pratos da comida típica gaúcha. Aliás, a região é referência no preparo da receita de origens italianas, desde a década de 30, quando o seu preparo ocorria em dias de festa. Por fim, hoje é carro chefe de vários restaurantes.

LEIA MAIS: 15 Comidas Típicas De Minas Gerais De Dar Água Na Boca!

Polenta

Pratos da comida típica gaúcha: polenta.

Polenta.

O galeto é normalmente servido com outros pratos. Por exemplo, a polenta, também de origem italiana. Feita à base de farinha de milho, pode ser frita, mole ou na chapa.

Capeletti

Comida típica gaúcha: capeletti.

Capeletti

O capeletti, ou agnoline, é um tipo de caldo que se serve com massa recheada com galinha ou carne. Nos grandes rodízios, restaurantes ou almoços servidos nas vinícolas, vem como entrada. Também tem origem italiana, onde é tido como patrimônio.

LEIA MAIS: Pimentão Recheado Com Carne Moída: Receita Deliciosa De Um Grego!

Arroz carreteiro

Comida típica gaúcha: arroz carreteiro.

Arroz carreteiro.

O arroz carreteiro é uma das mais tradicionais comidas típicas gaúchas. Além disso, tem origens nas tradições pampas. Nas suas longas viagens, os carreteiros usavam o charque misturado ao arroz e feijão para o preparo das refeições, pois eram ingredientes que resistiam ao tempo.

O prato, atualmente, é preparado em todo o país, em diferentes versões. Mas, sua receita original é feita à base de arroz, carne, alho, cebola, tomate e tempero verde. Ah, e preferencialmente na panela de ferro.

Matambre

Pratos da comida típica gaúcha: Matambre.

Matambre.

O matambre vem dos vizinhos Paraguai, Uruguai e Argentina, e trata-se da região da carne que fica entre a costela e o couro do boi. Além disso, o nome vem do espanhol mata hambre, ou seja, mata fome.

O matambre é, na verdade, um prato recheado com salsa, cenoura, pimentão, ovos cozidos, e temperado com sal e azeite.

Entrevero

Comida típica gaúcha: Entrevero.

Entrevero.

O entrevero é um prato largamente consumido na região sul do Brasil. A receita é preparada com coração de frango, carne de porco, bacon, pinhão, outros tipos de carne cozida e legumes. Para acompanhar, arroz branco e purê.

LEIA MAIS: 12 Comidas Típicas Da Região Norte Do Brasil!

Xis

Comida típica gaúcha: Xis gaúcho.

Xis.

O xis até pode se parecer com outros lanches espalhados pelo Brasil. Porém, ele tem seu toque particular. Por exemplo, o pão tem 20 centímetros de largura. Além disso, o recheio chega a ser um exagero, com charque, linguiça, coração de galinha, queijo e hambúrguer.

Tainha na Taquara

Comida típica gaúcha: tainha na taquara.

Tainha na Taquara.

A tainha é muito comum nas regiões que ficam à beira do Rio Guaíba. Por isso, é bastante consumida. Durante as festas para Nossa Senhora dos Navegantes e na Festa do Mar, uma receita ganha brilho especial, a Tainha na Taquara. O peixe é assado em um bambu-taquara, sobre a lenha em brasa, com bastante tempero.

Pinhão

Comida típica gaúcha: pinhão.

Pinhão.

O pinhão está entre as mais famosas das comidas típicas gaúchas, uma vez que a região está entre as maiores produtoras. Assado ou cozido, pode ser consumido como aperitivo ou acompanhado de outros pratos, por exemplo, entrevero e carreteiro.

Vovó Sentada

Pratos da comida típica gaúcha.

Partindo para os petiscos, o Vovó Sentada é um salgadinho gostoso em forma de V. Além de crocante, é bem saboroso e vendido em qualquer mercado.

Ambrosia

Comida típica gaúcha: ambrosia.

MaxVidor, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Vamos para os doces? Então, não existe rodízio que encerre sem uma ambrosia. Nem mesmo um restaurante que não a ofereça como sobremesa! Nascida na Grécia Antiga como “manjar dos deuses”, esta comida típica gaúcha chegou ao Brasil com os portugueses. Por fim, o doce de colher é feito com ovos batidos e cozidos no leite, e o resultado é uma delícia.

LEIA MAIS: O Que Os Gregos Antigos Comiam Para Se Manter Em Forma?

Cuca

Comida típica gaúcha: cuca.

Cuca.

A cuca é um bolo doce de origem alemã que, hoje, é altamente popular em toda a região Sul. Tanto que tem sua própria festa, em Santa Cruz do Sul! Além disso, ainda que tenha diferentes recheios, é mais comum nas versões de uva, banana, maçã e goiabada.

LEIA MAIS:  15 Curiosidades Sobre A Comida Grega Na Grécia Antiga! CONFIRA!

Sagu

Comida típica gaúcha: sagu.

Sagu.

Como falar em comidas típicas gaúchas, ou em doces da região, sem mencionar o sagu? Feito com as bolinhas de fécula de mandioca cozidas no vinho tinto ou suco de uva, é servido com creme de leite ou leite condensado. Uma delícia!

Por fim, os pratos da comida típica gaúcha são, sem dúvida, de dar água na boca, não é mesmo? Então, qual deles é o seu preferido?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags:

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários