14 pratos da comida típica gaúcha de dar água na boca!

Pratos que trazem anos de tradição e história muito além do chimarrão

A comida típica gaúcha está, sem dúvida, entre as mais saborosas do Brasil. Além de carregada de cultura e tradição, graças à mistura das influências brasileiras e europeias, a cozinha é rica e cheia de sabor. Além disso, ela é muito mais que apenas um churrasco e chimarrão.

Ainda que traga os moldes dos imigrantes europeus, a riqueza da comida típica gaúcha também está nas influências africanas, indígenas e pampas. Por fim, o resultado está no sabor dos temperos e variedade dos pratos.

Então, confira, a seguir, alguns dos pratos da comida típica gaúcha que vão te deixar com água na boca!

14 pratos da comida típica gaúcha

Churrasco (Espeto Corrido)

Comida típica gaúcha. Espeto corrido.
Espeto corrido.

É, não tem como falar em comida típica gaúcha sem churrasco, né? A origem é desconhecida. Mas, ao que tudo indica, se relacionada à região dos pampas. No Rio Grande, é feito na grelha, sobre brasa ou fogo.

Além da carne, pode ter acompanhamentos diversos, como vegetais, pão de alho, farofa, vinagrete, queijo, entre outros. Além disso, o espeto corrido é uma das formas de servir, especialmente nas churrascarias, algo como o rodízio em outras partes do Brasil.

Galeto

Pratos da comida típica gaúcha: galeto.

O galeto na brasa é, sem dúvida, um dos principais pratos da comida típica gaúcha. Aliás, a região é referência no preparo da receita de origens italianas, desde a década de 30, quando o seu preparo ocorria em dias de festa. Por fim, hoje é carro chefe de vários restaurantes.

LEIA MAIS: 15 Comidas Típicas De Minas Gerais De Dar Água Na Boca!

Polenta

Pratos da comida típica gaúcha: polenta.
Polenta.

O galeto é normalmente servido com outros pratos. Por exemplo, a polenta, também de origem italiana. Feita à base de farinha de milho, pode ser frita, mole ou na chapa.

Capeletti

Comida típica gaúcha: capeletti.
Capeletti

O capeletti, ou agnoline, é um tipo de caldo que se serve com massa recheada com galinha ou carne. Nos grandes rodízios, restaurantes ou almoços servidos nas vinícolas, vem como entrada. Também tem origem italiana, onde é tido como patrimônio.

LEIA MAIS: Pimentão Recheado Com Carne Moída: Receita Deliciosa De Um Grego!

Arroz carreteiro

Comida típica gaúcha: arroz carreteiro.
Arroz carreteiro.

O arroz carreteiro é uma das mais tradicionais comidas típicas gaúchas. Além disso, tem origens nas tradições pampas. Nas suas longas viagens, os carreteiros usavam o charque misturado ao arroz e feijão para o preparo das refeições, pois eram ingredientes que resistiam ao tempo.

O prato, atualmente, é preparado em todo o país, em diferentes versões. Mas, sua receita original é feita à base de arroz, carne, alho, cebola, tomate e tempero verde. Ah, e preferencialmente na panela de ferro.

Matambre

Pratos da comida típica gaúcha: Matambre.
Matambre.

O matambre vem dos vizinhos Paraguai, Uruguai e Argentina, e trata-se da região da carne que fica entre a costela e o couro do boi. Além disso, o nome vem do espanhol mata hambre, ou seja, mata fome.

O matambre é, na verdade, um prato recheado com salsa, cenoura, pimentão, ovos cozidos, e temperado com sal e azeite.

Entrevero

Comida típica gaúcha: Entrevero.
Entrevero.

O entrevero é um prato largamente consumido na região sul do Brasil. A receita é preparada com coração de frango, carne de porco, bacon, pinhão, outros tipos de carne cozida e legumes. Para acompanhar, arroz branco e purê.

LEIA MAIS: 12 Comidas Típicas Da Região Norte Do Brasil!

Xis

Comida típica gaúcha: Xis gaúcho.
Xis.

O xis até pode se parecer com outros lanches espalhados pelo Brasil. Porém, ele tem seu toque particular. Por exemplo, o pão tem 20 centímetros de largura. Além disso, o recheio chega a ser um exagero, com charque, linguiça, coração de galinha, queijo e hambúrguer.

Tainha na Taquara

Comida típica gaúcha: tainha na taquara.
Tainha na Taquara.

A tainha é muito comum nas regiões que ficam à beira do Rio Guaíba. Por isso, é bastante consumida. Durante as festas para Nossa Senhora dos Navegantes e na Festa do Mar, uma receita ganha brilho especial, a Tainha na Taquara. O peixe é assado em um bambu-taquara, sobre a lenha em brasa, com bastante tempero.

Pinhão

Comida típica gaúcha: pinhão.
Pinhão.

O pinhão está entre as mais famosas das comidas típicas gaúchas, uma vez que a região está entre as maiores produtoras. Assado ou cozido, pode ser consumido como aperitivo ou acompanhado de outros pratos, por exemplo, entrevero e carreteiro.

Vovó Sentada

Pratos da comida típica gaúcha.

Partindo para os petiscos, o Vovó Sentada é um salgadinho gostoso em forma de V. Além de crocante, é bem saboroso e vendido em qualquer mercado.

Ambrosia

Comida típica gaúcha: ambrosia.
MaxVidor, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Vamos para os doces? Então, não existe rodízio que encerre sem uma ambrosia. Nem mesmo um restaurante que não a ofereça como sobremesa! Nascida na Grécia Antiga como “manjar dos deuses”, esta comida típica gaúcha chegou ao Brasil com os portugueses. Por fim, o doce de colher é feito com ovos batidos e cozidos no leite, e o resultado é uma delícia.

LEIA MAIS: O Que Os Gregos Antigos Comiam Para Se Manter Em Forma?

Cuca

Comida típica gaúcha: cuca.
Cuca.

A cuca é um bolo doce de origem alemã que, hoje, é altamente popular em toda a região Sul. Tanto que tem sua própria festa, em Santa Cruz do Sul! Além disso, ainda que tenha diferentes recheios, é mais comum nas versões de uva, banana, maçã e goiabada.

LEIA MAIS:  15 Curiosidades Sobre A Comida Grega Na Grécia Antiga! CONFIRA!

Sagu

Comida típica gaúcha: sagu.
Sagu.

Como falar em comidas típicas gaúchas, ou em doces da região, sem mencionar o sagu? Feito com as bolinhas de fécula de mandioca cozidas no vinho tinto ou suco de uva, é servido com creme de leite ou leite condensado. Uma delícia!

Por fim, os pratos da comida típica gaúcha são, sem dúvida, de dar água na boca, não é mesmo? Então, qual deles é o seu preferido?

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais