Como chegar em Torres del Paine? O paraíso da Patagônia Chilena!

De localização excêntrica, a região compensa o esforço de chegada com paisagens incríveis

A Patagônia chilena reserva paisagens incríveis e um dos melhores lugares do mundo para o trekking: o Parque Nacional de Torres del Paine. Criado em 1959, a reserva deixa qualquer pessoa perplexa com tanta beleza. É fato que a tarefa de como chegar a Torres del Paine exige esforço, mas vale a pena pelas maravilhas que a natureza proporciona. 

O parque tem mais de 200 mil hectares e, em 1978, foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, graças à filosofia de conciliar desenvolvimento sustentável à conservação. Atualmente, Torres del Paine recebe mais de 160.000 por ano, a maior parte em busca das trilhas extremamente organizadas.

Mas, e aí, o que essa turma toda faz para chegar em Torres del Paine? A viagem, já avisamos, é longa e cheia de paradas. Porém, acredite: cada quilômetro gasto valerá a pena! 

LEIA MAIS: 7 Coisas Para Fazer Em Torres Del Paine E Conhecer O Diamante Da Patagônia!

Onde fica Torres del Paine 

O Parque Nacional Torres del Paine fica em Última Esperanza, província a 110 km de Puerto Natales, no sul do país. Também está a 253 km de El Calafate, na Argentina. Quando falamos em direção, realmente nos referimos a um lugar no extremo sul do Chile. Para se ter uma ideia, o parque está a mais de 2.700 km ao sul de Santiago. 

Talvez, o nome da província avise o caminho para chegar a Torres del Paine, né? 

Como chegar a Torres del Paine 

Como chegar em Torres del Paine.

Não vamos mentir: a missão de como chegar a Torres del Paine é longa e cansativa. O aeroporto mais próximo é o de Punta Arenas (Aeroporto Internacional Carlos Ibánez del Campo). Mas, para chegar até ele, é preciso voar até Santiago. Daí, há todo um trajeto feito até Puerto Natales, cidade base para visitar o parque.

Caminho de Santiago e Punta Arenas

O primeiro passo é pegar um voo até Santiago, capital do Chile. De lá, seguir até o Aeroporto Internacional Carlos Ibánez del Campo (PUQ), em Punta Arenas. As empresas que operam o trecho com melhores preços são Sky, JetSmart e Latam. A viagem dura cerca de 3h20. O ideal é comprar o bilhete separado do internacional para encontrar bons preços.  

Punta Arenas – Puerto Natales 

A cidade base para visitar o parque, como já mencionamos, é Puerto Natales, distante cerca de 250 quilômetros de Punta Arenas. Aqui, você tem diferentes opções para facilitar a viagem – inclusive, em termos de preço. Olha só: 

  • ônibus: são mais três horas de viagem pelas empresas Bus Sur, Buses Pacheco e Buses Fernandez até Puerto Natales. Depois, outro ônibus até Torres del Paine pela Buses Gómez, Buses JB ou Buses María José   
  • ônibus e carro: seguir de ônibus até Puerto Natales e depois, alugar um carro para chegar ao parque
  • transfer: serviço disponibilizado por alguns hotéis da região ou em empresas localizadas no aeroporto, ainda em Punta Arenas 
  • aluguel de carro ainda no aeroporto de Puerto Natales. Tente reservar com antecedência para não ter problemas com disponibilidade 

Quer mais uma dica? Se tiver tempo, fique um pouco em Puerto Natales. Apesar de pequena, a cidade é muito charmosa e merece uma visita. Inclusive, você pode se hospedar lá para conhecer, também, os Glaciares de Perito Moreno, Balmaceda e Serrano.   

LEIA MAIS: Perito Moreno: 10 Fatos Inacreditáveis Sobre A Geleira Que Cresce 2 M Por Dia!

Um pouco mais sobre o trajeto de carro 

Se sua opção for seguir de carro, há duas rotas possíveis: Entrada Rio Serrano e Entrada Laguna Amarga. Na primeira, basta seguir pela via que corta a Cueva del Molodón e, depois, passar pela estrada de terra até o parque. 

Na outra alternativa, quando chegar no quilômetro 54, passa pelo Cerro Castillo, vira à esquerda e segue pela estrada de chão até a entrada do parque.  

LEIA MAIS: Patagônia: Conheça O Fim Do Mundo Em Uma Roadtrip!

Chegada desde El Calafate 

Lembra que o parque fica a 253 km de El Calafate, na Argentina? Isso viabiliza outra forma de chegar em Torres del Paine. Aqui, o voo chega a Buenos Aires e, depois, El Calafate. Daí, o ônibus que vai para Puerto Natales ou tem a opção de ir de carro. Vamos lá?

  • aluguel de carro: locar o veículo ainda no aeroporto e, de lá, seguir para Puerto Natales
  • ônibus: trajeto de aproximadamente seis horas e, ao chegar à Puerto Natales, as mesmas orientações acima 

Lembre-se de que você pode se hospedar em Puerto Natales, mas também em hotéis dentro ou mais próximos ao parque. Isso vai depender do roteiro que pretender seguir. 

O Parque Torres del Paine é caro?

Como chegar em Torres del Paine.

Você pode entrar no Parque Nacional pelos portões Laguna Amarga, Sarmiento ou Serrano, apresentando o ingresso com QR Code para validação. As tarifas, claro, podem sofrer alterações, mas via de regra, o quadro de preços é o seguinte: 

  • crianças de até 12 anos e pessoas a partir de 60 anos: entrada gratuita 
  • 12 a 17 anos: CLP 3700
  • pessoas a partir de 18 anos: CLP 7300

As tarifas acima são para o ingresso de até três dias. No site oficial do parque, há valores para os ingressos a partir de três dias e políticas para pessoas com deficiência. Também, os horários de visita das principais atrações.  

 

E aí, bateu aquela vontade de visitar o parque após saber como chegar em Torres del Paine? Lá, há diferentes circuitos para trekking, assim como demais atrações. Não se esqueça de respeitar a relação simbiótica entre homem e natureza proposta pela reserva!

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais