Melhor forma de guardar alimentos para durarem uma eternidade (ou quase isso)

Cada tipo de alimento deve ser armazenado de uma maneira específica, como branqueamento, refrigeração ou congelamento.

Uma das maneiras mais fáceis de economizar dinheiro é evitando o desperdício, em especial, de mantimentos que podem estragar facilmente. Nesse sentido, há diversas dicas para conservar alimentos, que apesar de serem simples, fazem muita diferença.

Para além da questão financeira, o desperdício de comida no Brasil é um problema grave que, além de causar grande desperdício de recursos, também agrava seriamente a insegurança alimentar no país.

Felizmente, medidas simples podem ser aplicadas no dia a dia para que esse quadro seja revertido. Abaixo, você pode conferir dicas, separadas por categorias, para fazer com que os seus alimentos durem mais tempo e não estraguem facilmente.

Conservando alimentos da maneira correta

1. Proteínas como frango, carne e peixe

As carnes vermelhas, de frango e/ou peixe devem ser armazenadas em refrigeração, logo após a compra. Para não haver proliferação de bactérias, a temperatura ideal do refrigerador é abaixo de 4 °C.

Outro ponto importante, que muitas pessoas não se atentam, é o descongelamento seguro. Para que o descongelamento aconteça adequadamente, deve ser feito em água fria ou na geladeira, mas jamais em temperatura ambiente.

LEIA MAIS: 4 allimentos que você pensava serem saudáveis, mas são ultraprocessados

2. Legumes

O armazenamento dos legumes pode variar conforme o tipo. Alguns precisam ser guardados em local seco e fresco, como as batatas e as cebolas. Já outros, como pepinos, abobrinhas e cenouras, devem ser armazenados sob refrigeração, na geladeira.

O congelamento também é outra possibilidade de armazenamento adequado. Nesse caso, devem ser cortados e colocados em vasilhas específicas para serem mantidas no freezer.

No entanto, para que o congelamento seja ainda mais benéfico, o processo de branqueamento nos legumes é ideal, para que a cor e a textura não sejam alteradas ao congelá-los. Basta cozinhá-los em água quente e, logo em seguida, resfriá-los em água fria.

LEIA MAIS: 6 frutas com pouquíssimas calorias para incluir na dieta sem medo

3. Frutas

Na hora de guardar as frutas, atente-se àquelas que já estão maduras e guarde-as separadamente das frutas que continuam verdes. As peras, as maçãs e os pêssegos precisam ficar sob refrigeração para amadurecerem mais lentamente.

Já as uvas e os morangos, que são frutas delicadas, devem ficar sob refrigeração em recipientes abertos. Outra opção é utilizá-las para fazer geleias e conservas, o que aumentará ainda mais a longevidade das frutas.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também