Plaka Milos: Conheça a vila com a vista mais incrível das Ilhas Gregas Cyclades!

Plaka é a capital de Milos, construída no topo de uma colina que oferece vistas deslumbrantes da ilha. Durante a Idade Média, Plaka de Milos era uma movimentada vila fortificada, conhecida como “Kastro” ou “Castelo”.

Além disso, a sua construção ocorreu no ponto mais alto da ilha para que o povo assistisse aos frequentes ataques de piratas e inimigos.

Embora restem apenas as ruínas do antigo castelo fortificado, a cidade possui outras atrações, como as belas ruelas das Cíclades, os cafés coloridos com belas buganvílias e duas igrejas que oferecem vistas deslumbrantes sobre o Mar Egeu com um cenário mágico.

LEIA MAIS: Mitologia Grega: Descubra Como O Mar Egeu Recebeu O Seu Nome!

Plaka de Milos.
Os lindos caminhos de Plaka.

Existem muitas áreas e vilas ao redor de Plaka que valem a pena explorar. Por exemplo, Tripiti, Klima e Triovasalos. Além disso, algumas das atrações mais populares da ilha ficam nesta área.

Então, se você planeja visitar Milos, Plaka é um lugar que você deve explorar.

Mas, antes de visitar Plaka, vamos ver o que você vai encontrar por lá.

As belas igrejas de Plaka Milos

Bela vista da ilha de Milos em Plaka.
Foto panorâmica de Plaka e especificamente de Panagia Thalassitra com vista para o maravilhoso pôr do sol de Milos.

Como todas as ilhas gregas, Milos tem dezenas de igrejas e capelas. De fato, as igrejas mais impressionantes de Milos estão em Plaka.

A Catedral de Milos é dedicada a Panagia e chama-se “Panagia Korfiatissa”. Toda a atenção vai para o seu pátio de mármore que oferece uma vista mágica do Egeu.

Além disso, a construção deste impressionante templo ocorreu no início de 1800, usando materiais de igrejas desertas em Zephyria, a antiga capital.

No interior da igreja existem vários objetos eclesiásticos. Isso inclui uma série de ícones sagrados, trabalhos em madeira, um epitáfio dourado do século XVI e vestimentas valiosas.

No caminho para o castelo, você passará pela emblemática igreja Panagia Thalassitra. Esta é uma das igrejas mais fotografadas de Milos, principalmente por sua incrível localização.

Dentro da igreja, você pode ver uma iconóstase de madeira e muitos ícones.

Além disso, no topo do castelo, você encontrará outra igreja dedicada à Virgem Maria, Panagia Sikiniotissa.

Existem várias sepulturas no pátio, pois o templo mais antigo deste local foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, os moradores construíram a nova igreja em 1944.

LEIA MAIS: CYCLADES: As Famosas Ilhas Gregas Das Casinhas Brancas!

O Museu Arqueológico de Plaka Milos

Museu Arqueológico de Plaka, em Milos.
Crianças jogam xadrez na praça Plaka com o museu arqueológico ao fundo.

O pequeno Museu Arqueológico de Plaka é provavelmente o melhor lugar para obter informações sobre a história antiga da ilha. Ele fica em um belo edifício neoclássico, projetado pelo arquiteto Ernst. Ziller.

Um dos objetos mais valiosos do museu é a pequena estátua de terracota do século XIV aC, conhecida como a “Senhora de Phylakopi”.

Lá você também encontrará muitos achados pré-históricos, como esculturas, relevos, inscrições e ferramentas de obsidiana encontradas na antiga cidade de Phylakopi.

Mas o que mais o emocionará é a impressionante réplica da estátua de Vênus de Milos, que foi roubada há muitos anos e agora está no Louvre.

VEJA TAMBÉM: Exposições gregas antigas roubadas no exterior!

O Folclore e Museu Histórico em Plaka Milos

Ao lado da imponente igreja de Panagia Korfiatissa, você encontrará o Museu Histórico e Folclórico. Lá você aprenderá como é a vida cotidiana em Milos nos últimos séculos, concentrando-se principalmente no período entre 1850 e 1930.

Além disso, você poderá ver móveis, teares, utensílios, ferramentas, costumes tradicionais, fotografias e muitos outros itens.

No entanto, a atração que rouba a impressão é um mosaico de seixos que adorna o pátio do Museu. Você encontrará mais mosaicos em Adamantas, no porto de Milos e especificamente no museu eclesiástico de Milos.

Museu da Guerra em Plaka Milos

Este museu subterrâneo fica em um prédio construído pelos alemães em 1943 e usado como abrigo e hospital de emergência na Segunda Guerra Mundial. As exposições incluem fotografias, mapas, roupas e outros itens que datam das duas Guerras Mundiais.

Atividades perto de Plaka

Há muitas atrações populares de Milos perto de Plaka. Além disso, o acesso a essas atrações é possível até mesmo a pé, para quem gosta de caminhadas.

Uma trilha popular começa em Tripiti e termina na vila de Klima, que fica a cerca de 2,5 quilômetros. Caminhar da vila de Plaka até Tripiti levará cerca de 15 a 20 minutos.

Vila de Tripiti

Vila de Tripiti em Plaka, Milos.
A igreja de Agios Nikolaos na vila de Tripiti que fica ao lado de Plaka em Milos.

Segundo os moradores, seu nome vem da palavra grega “τρύπα” (“buraco”), pois as rochas ao redor da vila são cheias de buracos.

Pontos turísticos em Tripiti incluem a igreja de Agios Nikolaos com sua arquitetura incomum, a capela próxima de Panagia Tourliani e a pequena capela do profeta Elias no topo da colina.

Além disso, lá você também encontrará os moinhos de vento de Milos, alguns dos quais foram reformados e transformados em acomodações de temporada.

Por fim, Tripiti é uma vila bonita e pitoresca, com belas tavernas e cafés que oferecem uma vista idílica do Mar Egeu.

As Catacumbas Cristãs de Milos

Milos abriga as maiores catacumbas da Grécia. As suas construções ocorreram no século 1 dC. para funcionarem como cemitério cristão e foram descobertas em 1840.

Além disso, estima-se que cerca de 2.000 cristãos foram enterrados nas Catacumbas até o século V d.C., quando foram fechadas devido a deslizamentos de terra.

Esta atração ocupa o terceiro lugar na lista das catacumbas cristãs mais importantes do mundo, depois do Monte das Oliveiras em Jerusalém e das Catacumbas de Roma!

Por fim, o preço de entrada inclui uma curta visita guiada e apenas algumas pessoas podem entrar.

VEJA TAMBÉM:Mandrakia: Conheça A Praia Turqueza Imperdível Da Ilha Grega De Milos!

O Teatro Romano de Milos

Teatro Romano de Milos em Plaka.
Teatro Romano de Milos, em Plaka.

Como muitos outros lugares na Grécia, Milos tem um Teatro Antigo. A sua construção ocorreu no século 3 aC. Então, houve a sua reconstrução pelos romanos no século 1 – 2 dC. Além disso, estima-se que o teatro poderia acomodar mais de 7.000 pessoas nos tempos antigos.

O teatro foi escavado no século 18 e mais tarde foi oferecido ao rei Otto como presente.

Foi usado de 1930 até 2000, quando foi considerado impróprio para o público, por questões de segurança. Foi então restaurado e, nos últimos anos, têm sido realizadas performances no lugar.

O teatro fica perto das catacumbas e há uma trilha de caminhada fácil entre eles. No caminho, você passará pelo local onde a estátua de Vênus de Milos foi descoberta em 1820.

A Vila de Klima

Milos é famosa por suas coloridas vilas de pescadores. A mais conhecida é Klima, que também foi um importante assentamento na antiguidade.

Além disso as vilas costeiras de Milos são famosas pelas syrmatas, casas tradicionais de pescadores de dois andares que foram convertidas em alojamento sazonal para os visitantes. Mas, mesmo assim ainda mantêm o seu carácter único.

Por fim, para chegar a Klima você tem que atravessar uma estrada estreita e íngreme da vila de Tripiti.

Triovasalos e Pera Triovasalos

εκκλησία στη Μήλο πάνω στον δρόμο για πλάκα

Estas duas pequenas vilas, construídas em duas colinas adjacentes, encontram-se a uma curta distância da capital. A rua principal, chamada “Karodromos”, está repleta de tabernas, cafés, lojas, multibancos e serviços públicos.

Além disso, você também pode visitar as igrejas de Agios Georgios e Agios Spyridon.

Se você visitar Milos durante a Páscoa, prepare-se para muitas explosões e fogos de artifício. Seguindo a tradição, as duas vilas competem para ver quem faz mais barulho!

Por fim, lá você também encontrará o costume em que os ortodoxos queimam Judas.

LEIA MAIS: 

Como chegar a Plaka

Há muitas opções para subir esta enorme estrada que leva à pitoresca Plaka.

A melhor maneira de visitar Plaka é de carro, quadriciclo, scooter, ônibus ou táxi.

Além do mais, se você é uma família ou um grupo, recomendamos alugar um carro. Mas, se não tiver essa opção, você pode pegar o ônibus de Adamantas.

Por fim, agora que você já conheceu por completo as vilas acima, confira tambémMilos: Conheça A Ilha Da Deusa Grega Afrodite!.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais