Como foram escolhidas as três cores do semáforo? Você nem imaginava!

O verde-amarelo-vermelho faz parte do nosso dia-a-dia e agora você irá entender o porquê

Desde o momento em que temos um certo entendimento em relação à civilização, aprendemos que o vermelho significa ‘’pare, perigo’’, o amarelo significa ‘’atenção’’ e o verde significa ‘’prossiga’’. A existência do semáforo, que utiliza o mesmo sistema de cores para controlar o trânsito em cada canto do mundo, comprova esta afirmação. Portanto, no decorrer deste artigo, você irá descobrir a história por trás das cores do semáforo e a sua importância.

A história por trás das cores do semáforo

Muito antes de inventarem os automóveis, já existia uma sinalização para orientação dos comboios ferroviários comumente conhecidos como trem. Porém, a sinalização ocorria de uma forma diferente, sendo o branco para seguir em frente e o verde como cautela.

Contudo, devido à facilidade de ocorrer confusão entre o branco e a luz das estrelas, isso logo mudou. Assim, não levou muito tempo para o branco que ocorresse a sua substituição pelo verde, mantendo-se então o verde para seguir e o amarelo para atenção.

LEIA MAIS: Proibidos! 6 Livros Que Foram BANIDOS No Mundo – E Um Deles Você Conhece!

O surgimento dos semáforos

O primeiro semáforo surgiu em 1868 com sua inserção próxima ao parlamento britânico em Londres. Além disso, o seu sistema não funcionava através de cores, mas sim de dois braços mecânicos.

Porém, devido a um acidente que causou a morte de um policial, entrou em desuso. Então, em outubro de 1920 surgiu um semáforo da forma como conhecemos hoje com o sistema vermelho-amarelo-verde e desde então amplamente utilizado ao redor do globo.

Com exceção apenas do Japão onde a maior parte dos semáforos utiliza a cor azul ao invés do verde devido a uma velha tradição japonesa.

LEIA MAIS: O livro é melhor? As 5 piores mudanças dos livros para os filmes de Harry Potter!

Teoria das cores utilizadas nos semáforos

As cores por si só antes mesmo de serem inseridas nos semáforos já possuíam seus significados atrelados, veja a seguir:

  • Vermelho: Associado a cor de aviso e perigo da qual muitos animais utilizam para espantar seus inimigos
  • Verde: Possui o maior contraste em relação ao vermelho, pois na teoria das cores eles são complementares já que estão dispostos em lados opostos no disco cromático.
  • Amarelo: Representa perigo, cautela e, devido à sua facilidade em ser visualizada ao longo do dia, é amplamente utilizada em zonas escolares e sinais de trânsito.

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir outros artigos interessantes no site Brazil Greece.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais