Brazil Greece

»

»

Vinho quente simples: barman gringo ensina receita fácil e rápida

| Em 04/04/2024 às 10:00

Seja no frio, seja no calor, não há nada como um vinho quente simples para acalmar a sua noite. Além de ser reconfortante, é uma excelente escolha para acrescentar um toque de sofisticação às festas, mesmo que não sejam juninas!

O vinho quente é uma tradição na Europa, especialmente durante os meses de inverno. É praticamente uma presença obrigatória nos mercados de Natal tradicionais por lá! Por essa razão, um bartender grego decidiu compartilhar uma receita muito fácil de vinho quente que certamente se tornará a sua favorita.

De onde surgiu o vinho quente?

O vinho quente tem suas raízes na Europa, onde seu consumo remonta há séculos. Na verdade, sua origem exata é difícil de determinar. Porém, frequentemente se associa às regiões do norte da Europa, onde o clima frio favorece bebidas quentes para aquecer o corpo.

Além disso, historicamente, o vinho quente era uma maneira de aproveitar o vinho que já não estava em sua melhor qualidade, acrescentando especiarias e aquecendo-o para melhorar o sabor. Ainda, as especiarias e ervas utilizadas na preparação do vinho quente eram consideradas terapêuticas e acreditava-se que tinham propriedades medicinais.

Então, ao longo dos anos, o vinho quente tornou-se uma tradição cultural em muitos países europeus, especialmente durante os meses mais frios do ano e em eventos sazonais como mercados de Natal e festivais de inverno. Assim, hoje, é apreciado em todo o mundo como uma bebida reconfortante e festiva.

Leia mais: 8 pratos vegetarianos de Portugal para comer e pedir mais

Receita de vinho quente simples

Ingredientes:

  • 2 laranjas grandes
  • 4 xícaras (1 litro) de vinho
  • ½ xícara (100 gramas) de açúcar mascavo
  • 2 paus de canela
  • 6 cravos
  • 3 vagens de cardamomo

Leia mais: 4 destinos europeus em que a sua moeda vale mais

Modo de Preparo:

  1. Primeiro, com um descascador ou com uma faca, retire a casca de uma laranja.
  2. Então, esprema a sua casca sobre uma panela para libertar os óleos.
  3. Depois, faça um sumo com a mesma laranja.
  4. Em seguida, após torcer a casca de laranja sobre a panela, jogue-as dentro dela e adicione o sumo de laranja.
  5. Adicione também o açúcar mascavo, a canela em pau, o cravo e o cardamomo.
  6. Despeje meio litro de vinho na panela.
  7. Então, mexa por 2-3 minutos em fogo médio até que o açúcar se dissolva e a mistura fique como uma calda.
  8. Em seguida, adicione o restante do vinho e aumente o fogo para alto por 5 minutos, até que nossa mistura fique homogênea.
  9. Continue cozinhando em fogo baixo por 20 minutos até que os sabores se misturem.
  10. Por fim, sirva com uma colher em canecas e, para decorar, corte a outra laranja em rodelas e adicione a cada caneca.

Leia mais: Frango Youvetsi: aprenda o preparo desse prato grego incrível

Quais são as melhores combinações para o vinho quente?

Por fim, existem várias combinações de ingredientes que podem ser usadas para preparar vinho quente, dependendo do gosto pessoal e das preferências regionais. Portanto, aqui estão algumas das melhores combinações:

Vinho tinto com especiarias tradicionais

Uma combinação clássica inclui vinho tinto, como Merlot ou Cabernet Sauvignon, aquecido com especiarias como canela, cravo-da-índia, anis-estrelado, casca de laranja e açúcar.

Vinho branco com frutas cítricas

Para uma versão mais leve e refrescante, experimente usar vinho branco, como Sauvignon Blanc ou Riesling, com fatias de limão, laranja e limão, além de um toque de mel ou xarope de bordo.

Vinho rosé com frutas vermelhas

Mais delicada e frutada, você pode fazer com vinho rosé, como um Rosé de Provence, combinado com frutas vermelhas como morangos, framboesas e mirtilos, além de um toque de hortelã fresca.

Vinho tinto com frutas secas

Se deseja algo mais rico e encorpado, experimente adicionar frutas secas como passas, damascos e figos ao vinho tinto, junto com especiarias como canela e cravo-da-índia.

Vinho branco com chá

Uma combinação incomum, mas deliciosa, é usar vinho branco com chá-preto ou chá de frutas, como maçã ou pêssego, adicionando um toque de mel ou xarope de agave para adoçar.

Bem, estas são apenas algumas sugestões, mas você pode experimentar diferentes combinações de ingredientes para encontrar a que mais lhe agrada. De qualquer forma, lembre-se de aquecer o vinho em fogo baixo para evitar que o álcool evapore, e não deixe ferver para preservar os sabores dos ingredientes adicionados.

Gostou desse artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: bebidas | vinho

RECENTES

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

Manter relações equilibradas, seja no amor, no trabalho ou na família, depende muito da forma como nos comunicamos. Palavras têm força, e não apenas pelo que dizem, mas também pela maneira como são ditas. Um diálogo pode aproximar ou afastar, curar feridas ou abrir...

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

“Só um cafezinho?”, “você pode esperar só um minutinho?”, “trouxe uma lembrancinha para você.” Se você já ouviu, ou costuma usar, expressões assim, saiba que não está sozinho. O hábito de falar no diminutivo é bastante comum, especialmente entre brasileiros e gregos,...

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Cinco séculos após a morte de Leonardo da Vinci, um novo capítulo se abre sobre sua contribuição não só para a arte, mas também para a arquitetura e engenharia. Um manuscrito restaurado recentemente revelou informações detalhadas sobre túneis subterrâneos escondidos...

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

A busca por autoconhecimento é antiga e atravessa fronteiras culturais. No Brasil e na Grécia, tradições ligadas à astrologia e à numerologia continuam despertando interesse por oferecer interpretações sobre a vida, os relacionamentos e os caminhos individuais. Uma...

Planeta do nosso sistema solar some do céu; NASA explica o que aconteceu

Planeta do nosso sistema solar some do céu; NASA explica o que aconteceu

Quem gosta de observar o céu pode notar um "desfalque" curioso nas próximas semanas. O planeta Mercúrio, o menor e mais próximo do Sol, vai desaparecer temporariamente da vista dos moradores da Terra. Mas não se trata de ficção científica ou de um problema grave no...

6 coisas que você faz e revelam quanto dinheiro você ganha

6 coisas que você faz e revelam quanto dinheiro você ganha

Você pode não perceber, mas suas atividades nos fins de semana dizem muito mais sobre sua vida financeira do que você imagina. Em tempos de redes sociais e estilos de vida compartilhados em tempo real, as escolhas de lazer se tornaram uma espécie de termômetro...

0 comentários