Brazil Greece

»

»

Alongamento para aliviar dor no pescoço: confira os 7 melhores!

| Em 25/06/2022 às 13:12

Coisinha mais chata é a dor no pescoço, não é mesmo? Além de provocar incômodos, pode levar a dores em outras regiões do corpo, como a cabeça (que, convenhamos, tira qualquer bom humor). Portanto, se você sofre deste mal, confira 7 dicas de alongamento para aliviar dor no pescoço. 

A dor no pescoço, muitas vezes, é consequência de problemas na postura. Porém, também pode ser causada por tensões e movimentos repetitivos. Por isso, é interessante exercitar a região para promover o alongamento e consequente relaxamento muscular.

7 ideias de alongamento para aliviar dor no pescoço 

Alongamento comum

alongamento para aliviar dor no pescoço.

De pé, fique com a coluna reta e deixe o braço direito ao longo do corpo. Depois, segure a cabeça com a mão esquerda, de forma que ela fique posicionada sobre a orelha direita. Incline-a forçando levemente com a mão para alongar o pescoço e fique por 40 segundos. Repita o mesmo movimento para o outro lado. 

Ainda de pé, mantenha a coluna reta com as mãos para baixo. Puxe o braço esquerdo levemente com a mão direita enquanto inclina a cabeça para trás. Fique na posição por 15 segundos e repita no lado oposto. Cada série deve ser repetida por três vezes. 

Outro tipo de alongamento é sentar-se e, em seguida, posicionar uma das mãos em frente à testa. Depois, empurrar a cabeça para frente, de forma a oferecer resistência à própria mão. Fique por 30 segundos e repita três vezes a série.   

Veja mais: 5 Exercícios Para Levantar Glúteos Rapidamente!

Inclinação para frente e para trás 

alongamento para aliviar dor no pescoço.

Mantenha-se de pé, com ombros alinhados e eretos. Primeiro, incline a cabeça para trás e assim fique por 30 segundos.

Depois que voltar à posição original, coloque as mãos entrelaçadas na nuca e incline levemente a cabeça para frente e fique por mais 30 segundos. Cada série pode ser repetida três vezes. 

LEIA MAIS: Os 3 Melhores Exercícios Para Dor Nas Costas Durante A Gravidez! Confira!

Alongamento profundo

Alongamentos para aliviar dor no pescoço.

Deite-se no chão e coloque os braços paralelos ao corpo. Aproxime o queixo do ombro gradativamente e, se conseguir, siga até encostar o queixo no peito.

É como o alongamento circular, porém, na posição deitada. Fique por 7 segundos e retorne lentamente. Repita para o outro lado.  

Sentar sobre calcanhares 

Alongamento para aliviar dor no pescoço: sentar sobre os calcanhares.

Ajoelhe no chão e posicione as nádegas sobre os calcanhares. Em seguida, estique os braços para frente e aproxime o tronco do chão o quanto puder.

Vá alongando enquanto mantém as mãos esticadas. Fique por 30 segundos e retorne à posição original. Se conseguir, repita o movimento três vezes. 

LEIA MAIS: Musculação: Quantas Vezes Por Semana É O Ideal? Confira!

Movimento circular

Alongamentos para aliviar a dor no pescoço: movimento circular.

O movimento circular é um dos mais básicos alongamentos para aliviar a dor no pescoço. Primeiro, sente-se em uma cadeira ou no chão e mantenha a coluna reta.

Com os ombros relaxados, faça movimentos circulares com a cabeça, alternando sentido horário e anti-horário. Alterne cinco vezes para cada lado.    

Torcer as costas

Alongamentos para aliviar a dor no pescoço.

Iveto, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Este alongamento é bom para aliviar a dor no pescoço e, também, nas costas. Sente-se no chão e, com a coluna reta, abra uma das mãos e a posicione próximo às nádegas.

Em seguida, flexione um dos joelhos. Apoie o cotovelo do braço contrário nele, gire o tronco lentamente para trás e segure por 30 segundos. Repita do outro lado. 

LEIA MAIS: Qual É O Melhor Horário Para Fazer Exercício? Descubra Agora!

Movimento lateral

Alongamento para aliviar dor no pescoço: alongamento lateral.

De pé, deixe os ombros relaxados e, com os braços esticados ao longo do corpo, gire a cabeça para trás. Se possível, posicione o queixo paralelo ao ombro e fique por sete segundos. Depois, repita para o outro lado.  

Após cada alongamento deste, faça massagens no próprio pescoço, especialmente nas áreas onde dói mais. Pressione os pontos dolorosos por 90 segundos, o que também favorece o alívio da dor. 

Além dos alongamentos para aliviar a dor no pescoço, a depender das causas, pode ser necessário procurar outros tipos de tratamento. Para isso, são normalmente indicados acupuntura, compressas e sessões de RPG.  

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no nosso site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *