Os 12 melhores pontos turísticos de Brasília para conhecer a Capital Federal!

O centro político do país tem atrações turísticas para todos os gostos

Você já pensou em fazer turismo em Brasília? Pois, se você só passa pela Capital Federal a negócios ou em escalas para outros destinos, os 12 melhores pontos turísticos de Brasília podem te fazer considerar este hábito. 

Obviamente, quando falamos em Brasília, pensamos em política e nas construções relacionadas a ela. Por exemplo, o Palácio do Planalto, ministérios e Congresso Nacional. Porém, a capital federal é muito mais que isso e oferece atrações para todos os gostos.

Além disso, Brasília é também a capital dos artistas, parques e áreas verdes, catedrais estupendas, museus, bares e restaurantes. É fora do Plano Piloto que a cidade mostra a que veio, com projetos assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Fora de lá, a experiência de turismo fica ainda mais completa.  

LEIA MAIS: Os 20 Lugares Do Brasil Mais Bonitos De Acordo Com Um Gringo! Confira!

Os 12 melhores pontos turísticos de Brasília

Praça dos Três Poderes

Pontos turísticos Brasília: praça dos três poderes.
Praça dos Três Poderes

Um dos pontos turísticos mais importantes de Brasília! Pois, é na Praça dos Três Poderes que são tomadas as decisões que mudam os rumos do país. Além de ser palco de manifestações ao longo da história. Ali estão as seguintes atrações:

  • Palácio do Planalto: sede do Poder Executivo, o prédio projetado por Oscar Niemeyer oferece visita gratuita aos domingos, das 9h30 às 14h
  • Supremo Tribunal Federal: sede do poder Judiciário, às vezes confunde a turma, pela sua arquitetura, com a do Palácio do Planalto. As visitas devem ser solicitadas com antecedência
  • Congresso Federal: sede do Poder Legislativo, é o prédio dos dois “pratos” ladeados por duas torres centrais. Com exceção das terças e quartas-feiras, são permitidas visitas gratuitas, das 09h às 17h30

Palácio do Itamaraty

Pontos turísticos Brasília: Palácio do Itamaraty..
Palácio do Itamaraty.

Uma dica para conhecer os melhores pontos turísticos de Brasília no Plano Piloto é seguir pelo Eixo Monumental.

Inclusive, dá para chegar até o Palácio do Itamaraty, prédio construído na década de 70 com jardins projetados por, ninguém menos, que Burle Marx.

Por fim, para visitar o espaço gratuitamente, é preciso fazer agendamento. 

LEIA MAIS: Qual É O Significado Da Bandeira Do Brasil? Descubra Agora!

Palácio da Alvorada 

Pontos turísticos de Brasília: Palácio da Alvorada.
Ministério da Cultura, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

A residência oficial do presidente da República é o Palácio da Alvorada, bela construção também projetada por Niemeyer.

Uma de suas principais características é a piscina que fica bem à frente da casa, além dos  jardins e uma escultura de Alfredo Ceschiatti. 

LEIA MAIS: As 14 Melhores Praias Da Região Dos Lagos Que Você Tem Que Conhecer!

Torre de TV

Pontos turísticos Brasília: Torre de TV.
Fonte da Torre de TV em Brasília.

Que tal observar a cidade desde um mirante? Pois então, isso é possível na Torre de TV de Brasília!

São 224 metros de altura e o elevador leva ao deck de observação que fica a 75 metros de altura. Além disso, de lá, tem-se uma vista incrível da cidade plana. Ah, e no complexo, também tem a Fonte da Torre, a maior fonte de água da América Latina.  

Catedral Metropolitana 

Pontos turísticos de Brasília: Catedral Metropolitana.

Se você é do tipo que se impressiona com igrejas, não deixe de visitar a Catedral Metropolitana de Brasília. O projeto arquitetônico arrojado, assim como os demais prédios principais da cidade, foi assinado por Oscar Niemeyer. São 16 colunas que formam um triângulo cujo espaço é preenchido por vitrais. 

Além disso, no interior da catedral, que mais parece uma cúpula, há um presente sob a forma de azulejos de Athos Bulcão e painéis de Di Cavalcanti.

LEIA MAIS: Praia De Antunes: Conheça O Paraíso De Maragogi!

Igreja Dom Bosco 

Pontos turísticos Brasília: Igreja Dom Bosco.

Ainda falando em igrejas, mas fora do Eixo Monumental, temos a Igreja Dom Bosco, mais um dos melhores pontos turísticos de Brasília. A construção homenageia o santo italiano que, segundo dizem, chegou a prever a construção de Brasília. A igreja fica na Asa Sul e mostra que as aparências, literalmente, enganam. 

Apesar da fachada simples, temos um interior requintado com 2 mil m² de vitrais. E, a forma como foram projetados faz com que a luz passe criando um ambiente um tanto quanto místico. 

LEIA MAIS: Gringo No Brasil: 5 Cidades Brasileiras Que Parecem Europa!

Parque da Cidade 

Pontos Turísticos Brasília: Parque da Cidade.
Parque da cidade.

Brasília não é formada apenas por concreto, mas tem excelentes espaços verdes. Um deles é o Parque da Cidade, o Central Park da capital federal. Um dos parques urbanos mais extensos do mundo tem pistas de caminhada e ciclovias, brinquedos, bares e restaurantes. Tão grande que tem até dois parques de diversões: o Carrera Kart e a Nova Nicolândia.  

Lago Paranoá 

Pontos turísticos Brasília: Lago Paranoá.
Delma Eliane, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

Falando em natureza, não dá para deixar de fora o cartão postal e, sem dúvidas, um dos melhores pontos turísticos de Brasília: o Lago Paranoá. O lago artificial foi projetado para umidificar a cidade e, hoje, cumpre bem sua função, além de ser um verdadeiro complexo de lazer. 

Além das casas construídas ao seu redor (muitas delas até de forma irregular), a turma vai para lá andar de lancha e jet ski. Ao longo de sua extensão, há praças e áreas de lazer, por exemplo, o Pontão do Lago Sul, que tem jardins e espaço para atividades físicas.

LEIA MAIS: Vale A Pena Morar Em Monte Verde? Confira Os Custos!

Pontão do Lago Sul

Pontos turísticos Brasília: Pontão Lago Sul.
Pontão Lago Sul.

Vamos falar melhor do Pontão do Lago Sul? Uma das melhores atrações turísticas de Brasília é badalada pela quantidade de bares e restaurantes. Aliás, dá para praticar esportes náuticos, almoçar em um dos restaurantes e, à noite, tomar uns bons drinks.  

Ponte JK

Pontos turísticos de Brasília: Ponte JK.
Mugnatto, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons.

A Ponte JK é um dos principais símbolos de Brasília. A construção concluída em 2002 passa sobre o Lago Paranoá e está entre as pontes mais bonitas do mundo. Com mais de 1km de extensão, foi projetada por Alexandre Chan e sua principal característica são os três grandes arcos assimétricos que a sustentam.  

LEIA MAIS: Monte Verde Ou Campos Do Jordão: Qual A Melhor?

Memorial JK

Pontos Turísticos de Brasília: Memorial JK.
Memorial JK.

O icônico Memorial JK foi inaugurado em 1981 e, claro, tem projeto assinado por Niemeyer A homenagem encomendada pela esposa do ex-presidente e idealizador de Brasília tem uma torre com quase 30 metros de altura. É aberto a visitações. 

Centro Cultural Banco do Brasil 

Pontos turísticos Brasília: CCBB.
Leandro Neumann Ciuffo, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

Brasília é um importante polo cultural e todo mundo sabe disso, né? Afinal, de lá saíram bandas importantes, como Legião Urbana. Pois, o Centro Cultural Banco do Brasil vem para preservar este celeiro, com sala de cinema, exposições itinerantes, shows e jardins para piquenique.  

 

Você imaginou que teria tanto a fazer nos melhores pontos turísticos de Brasília? Então, reserve pelo menos um final de semana e conheça, a fundo, a capital federal. 

LEIA MAIS: 17 Fotos De Monte Verde Para O Seu Instagram!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais