Os 12 melhores pontos turísticos de Brasília para conhecer a Capital Federal!

O centro político do país tem atrações turísticas para todos os gostos

Você já pensou em fazer turismo em Brasília? Pois, se você só passa pela Capital Federal a negócios ou em escalas para outros destinos, os 12 melhores pontos turísticos de Brasília podem te fazer considerar este hábito. 

Obviamente, quando falamos em Brasília, pensamos em política e nas construções relacionadas a ela. Por exemplo, o Palácio do Planalto, ministérios e Congresso Nacional. Porém, a capital federal é muito mais que isso e oferece atrações para todos os gostos.

Além disso, Brasília é também a capital dos artistas, parques e áreas verdes, catedrais estupendas, museus, bares e restaurantes. É fora do Plano Piloto que a cidade mostra a que veio, com projetos assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Fora de lá, a experiência de turismo fica ainda mais completa.  

LEIA MAIS: Os 20 Lugares Do Brasil Mais Bonitos De Acordo Com Um Gringo! Confira!

Os 12 melhores pontos turísticos de Brasília

Praça dos Três Poderes

Pontos turísticos Brasília: praça dos três poderes.
Praça dos Três Poderes

Um dos pontos turísticos mais importantes de Brasília! Pois, é na Praça dos Três Poderes que são tomadas as decisões que mudam os rumos do país. Além de ser palco de manifestações ao longo da história. Ali estão as seguintes atrações:

  • Palácio do Planalto: sede do Poder Executivo, o prédio projetado por Oscar Niemeyer oferece visita gratuita aos domingos, das 9h30 às 14h
  • Supremo Tribunal Federal: sede do poder Judiciário, às vezes confunde a turma, pela sua arquitetura, com a do Palácio do Planalto. As visitas devem ser solicitadas com antecedência
  • Congresso Federal: sede do Poder Legislativo, é o prédio dos dois “pratos” ladeados por duas torres centrais. Com exceção das terças e quartas-feiras, são permitidas visitas gratuitas, das 09h às 17h30

Palácio do Itamaraty

Pontos turísticos Brasília: Palácio do Itamaraty..
Palácio do Itamaraty.

Uma dica para conhecer os melhores pontos turísticos de Brasília no Plano Piloto é seguir pelo Eixo Monumental.

Inclusive, dá para chegar até o Palácio do Itamaraty, prédio construído na década de 70 com jardins projetados por, ninguém menos, que Burle Marx.

Por fim, para visitar o espaço gratuitamente, é preciso fazer agendamento. 

LEIA MAIS: Qual É O Significado Da Bandeira Do Brasil? Descubra Agora!

Palácio da Alvorada 

Pontos turísticos de Brasília: Palácio da Alvorada.
Ministério da Cultura, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

A residência oficial do presidente da República é o Palácio da Alvorada, bela construção também projetada por Niemeyer.

Uma de suas principais características é a piscina que fica bem à frente da casa, além dos  jardins e uma escultura de Alfredo Ceschiatti. 

LEIA MAIS: As 14 Melhores Praias Da Região Dos Lagos Que Você Tem Que Conhecer!

Torre de TV

Pontos turísticos Brasília: Torre de TV.
Fonte da Torre de TV em Brasília.

Que tal observar a cidade desde um mirante? Pois então, isso é possível na Torre de TV de Brasília!

São 224 metros de altura e o elevador leva ao deck de observação que fica a 75 metros de altura. Além disso, de lá, tem-se uma vista incrível da cidade plana. Ah, e no complexo, também tem a Fonte da Torre, a maior fonte de água da América Latina.  

Catedral Metropolitana 

Pontos turísticos de Brasília: Catedral Metropolitana.

Se você é do tipo que se impressiona com igrejas, não deixe de visitar a Catedral Metropolitana de Brasília. O projeto arquitetônico arrojado, assim como os demais prédios principais da cidade, foi assinado por Oscar Niemeyer. São 16 colunas que formam um triângulo cujo espaço é preenchido por vitrais. 

Além disso, no interior da catedral, que mais parece uma cúpula, há um presente sob a forma de azulejos de Athos Bulcão e painéis de Di Cavalcanti.

LEIA MAIS: Praia De Antunes: Conheça O Paraíso De Maragogi!

Igreja Dom Bosco 

Pontos turísticos Brasília: Igreja Dom Bosco.

Ainda falando em igrejas, mas fora do Eixo Monumental, temos a Igreja Dom Bosco, mais um dos melhores pontos turísticos de Brasília. A construção homenageia o santo italiano que, segundo dizem, chegou a prever a construção de Brasília. A igreja fica na Asa Sul e mostra que as aparências, literalmente, enganam. 

Apesar da fachada simples, temos um interior requintado com 2 mil m² de vitrais. E, a forma como foram projetados faz com que a luz passe criando um ambiente um tanto quanto místico. 

LEIA MAIS: Gringo No Brasil: 5 Cidades Brasileiras Que Parecem Europa!

Parque da Cidade 

Pontos Turísticos Brasília: Parque da Cidade.
Parque da cidade.

Brasília não é formada apenas por concreto, mas tem excelentes espaços verdes. Um deles é o Parque da Cidade, o Central Park da capital federal. Um dos parques urbanos mais extensos do mundo tem pistas de caminhada e ciclovias, brinquedos, bares e restaurantes. Tão grande que tem até dois parques de diversões: o Carrera Kart e a Nova Nicolândia.  

Lago Paranoá 

Pontos turísticos Brasília: Lago Paranoá.
Delma Eliane, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

Falando em natureza, não dá para deixar de fora o cartão postal e, sem dúvidas, um dos melhores pontos turísticos de Brasília: o Lago Paranoá. O lago artificial foi projetado para umidificar a cidade e, hoje, cumpre bem sua função, além de ser um verdadeiro complexo de lazer. 

Além das casas construídas ao seu redor (muitas delas até de forma irregular), a turma vai para lá andar de lancha e jet ski. Ao longo de sua extensão, há praças e áreas de lazer, por exemplo, o Pontão do Lago Sul, que tem jardins e espaço para atividades físicas.

LEIA MAIS: Vale A Pena Morar Em Monte Verde? Confira Os Custos!

Pontão do Lago Sul

Pontos turísticos Brasília: Pontão Lago Sul.
Pontão Lago Sul.

Vamos falar melhor do Pontão do Lago Sul? Uma das melhores atrações turísticas de Brasília é badalada pela quantidade de bares e restaurantes. Aliás, dá para praticar esportes náuticos, almoçar em um dos restaurantes e, à noite, tomar uns bons drinks.  

Ponte JK

Pontos turísticos de Brasília: Ponte JK.
Mugnatto, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons.

A Ponte JK é um dos principais símbolos de Brasília. A construção concluída em 2002 passa sobre o Lago Paranoá e está entre as pontes mais bonitas do mundo. Com mais de 1km de extensão, foi projetada por Alexandre Chan e sua principal característica são os três grandes arcos assimétricos que a sustentam.  

LEIA MAIS: Monte Verde Ou Campos Do Jordão: Qual A Melhor?

Memorial JK

Pontos Turísticos de Brasília: Memorial JK.
Memorial JK.

O icônico Memorial JK foi inaugurado em 1981 e, claro, tem projeto assinado por Niemeyer A homenagem encomendada pela esposa do ex-presidente e idealizador de Brasília tem uma torre com quase 30 metros de altura. É aberto a visitações. 

Centro Cultural Banco do Brasil 

Pontos turísticos Brasília: CCBB.
Leandro Neumann Ciuffo, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

Brasília é um importante polo cultural e todo mundo sabe disso, né? Afinal, de lá saíram bandas importantes, como Legião Urbana. Pois, o Centro Cultural Banco do Brasil vem para preservar este celeiro, com sala de cinema, exposições itinerantes, shows e jardins para piquenique.  

 

Você imaginou que teria tanto a fazer nos melhores pontos turísticos de Brasília? Então, reserve pelo menos um final de semana e conheça, a fundo, a capital federal. 

LEIA MAIS: 17 Fotos De Monte Verde Para O Seu Instagram!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais