Comidas GregasReceitas

Por que os gregos amam o queijo feta e como fazer o seu queijo feta brasileiro?

Por que os gregos amam o queijo feta e como fazer o seu queijo feta brasileiro?
By     -   On

Como vocês provavelmente sabem, queijo feta é o mais famoso queijo da Grécia e um dos mais famosos do todo mundo. Além disso, quase todos os gregos são apaixonados por esse queijo, por isso eles comem feta com todos os pratos gregos tradicionais.

Com que pratos ο queijo feta combina?

Alguns desses pratos são pimentões recheados (gemista), pastitsio, papoutsakia (Imam baildi), abobrinha recheada (kolokythakia gemista), arroz com espinafre e keftedakia.

Como é feito o queijo feta?

O Feta é um queijo coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com 70% leite de ovelha e 30% de cabra. A partir de 2005, o feta passou a ser uma denominação de origem controlada, na União Europeia.

O queijo Feta é maturado por uma semana.

Qual a textura dele?

O Feta é um queijo mole de textura macia e quebradiça, cor branca e sem casca. Possui um sabor levemente ácido, salgado e com aroma forte.

Além disso, esse queijo varia de região para região, mas esse que eu adoro se chama “feta Valma” e tem origem de península Chalkidiki.

Por que Gregos comem todos os pratos com feta?

Gregos comem os todos pratos com feta porque ele é realmente muito gostoso e combina muito com carne e arroz, além de ser um dos ingredientes básicos da salada grega. Adoramos tanto o queijo que comemos até com melancia. Inclusive, essa é uma das tradições que amamos muito.

Eu lembro que quando era criança, esperava o verão para comer melancia com feta na varanda da minha casa com vista para o mar egeu.

Eu brigava com minha irmã, porque ela é a única pessoa que não gosta feta. Para falara a verdade, exceto minha irma, não conheço outra pessoa que não goste de feta!

Como fazer o seu Feta Brasileiro?

Infelizmente, é quase impossível encontrar queijo feta no Brasil. Mas, encontrei um jeito para fazer um feta brasileiro!

Compramos queijo ricota e colocamos em cima dele sal, azeite de oliva e orégano. Tá bom, não é exatamente o mesmo, mas pelo menos tem gosto parecido.

Onde é possível encontrar Feta no Brasil?

Tem algumas fazendas em São Paulo e em Campinas que vendem esse queijo, mas nunca tive a chance para experimentar! Porém, nunca e tarde demais.

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece !

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.