14 Pratos típicos do Uruguai que você não pode deixar de provar! Confira!

Um pouco da culinária do país que é um verdadeiro deleite gastronômico 

O Uruguai tem belas paisagens, vinhos, uma proximidade vantajosa do Brasil e Argentina e, claro, gastronomia invejável! Ricos em variedades e sabores, os pratos típicos do Uruguai são um verdadeiro deleite para quem gosta de conhecer as tradições culinárias do país por onde viaja.

Com fortes raízes pampas, a comida típica uruguaia tem ingredientes e sabores similares aos encontrados na Argentina. O que não significa, entretanto, que sejam iguais, uma vez que cada cozinha tem sua identidade.

E quando falamos na delícia que são os pratos típicos do Uruguai, você verá que tanto os doces quanto salgados são de dar água na boca!

Pratos típicos do Uruguai

Que tal um tour gastronômico e conhecer um pouco da culinária típica uruguaia?

Asado de Tira

Pratos típicos do Uruguai: Asado de Tira.

Como você verá, o churrasco é levado muito a sério no Uruguai. O asado de tira é um exemplo disso. Trata-se da costela bovina assada. Mas, em um corte bem específico, ao redor do osso das partes traseira e dianteira, mais saborosas.

LEIA MAIS: 15 Comidas Típicas De Minas Gerais De Dar Água Na Boca!

Chorizo

Pratos típicos do Uruguai: Bife Chorizo.

Ainda que popularizado na Argentina, o bife de chorizo está também entre os principais pratos típicos do Uruguai. Macio, suculento e bastante saboroso, é retirado do contrafilé e tem uma camada de gordura na lateral que ajuda a manter a carne mais úmida.

Morcilla

Pratos típicos do Uruguai: Morcilla.

A morcilla é outro dos pratos típicos do Uruguai associado ao churrasco. No caso, é mais uma linguiça, só que recheada de sangue. Na verdade, é como se fosse o nosso chouriço brasileiro, um embutido com carne de porco, alho, cebola, orégano e outros temperos.

Além disso, para quem não quer se arriscar na morcilla salgada, tem também a variação doce, recheada com nozes e passas.

Pimentão Recheado

Pratos típicos do uruguai: pimentões recheados.

O pimentão recheado é feito na lenha, assim como as carnes. O recheio leva queijo, ovos e alguns temperos conforme a pessoa que prepara preferir. Ainda que não seja exatamente um prato típico, é bastante consumido nos churrascos uruguaios como acompanhamento.

LEIA MAIS: Pimentão Recheado Com Carne Moída: Receita Deliciosa De Um Grego!

Parrilla

Pratos típicos do uruguai: Parrilla.

A parrilla é, basicamente, o churrasco paraguaio. E a gente deixou para falar disso só agora, depois de tantos tipos de carne porque, no país, churrasco, é coisa séria. Primeiro, 80% do território é destinado à pecuária e eles são grandes consumidores de carne bovina.

Segundo, porque a carne não é assada sobre carvão ou lenha no espeto, mas em grade (parrillas) sobre brasas de lenha. E, por fim, os parrilleros precisam conhecer bem os pontos de cocção porque a tradição demanda cortar mais a carne para assar.

Por isso, quando você vai às churrascarias, até encontra os cortes tradicionais. Ma,s vale a pena experimentar os miúdos típicos. Por exemplo: chinclulines (tripas), riñones (rins) e molleja (glândula do pescoço).

Chivito

Pratos típicos do uruguai: Chivito.
Diosverde, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

O chivito é o sanduíche mais popular do Uruguai. O lanche tem filé, bacon, salada, presunto, queijo, ovos, azeitona e batata frita. É o equivalente ao X-tudão. Então, o recheio traz tudo o que o cozinheiro inventar!

Milanesa

Pratos típicos do Uruguai: milanesa.

Milanesa como um dos pratos típicos do Uruguai? Sim, e já vamos explicar! Apesar de encontradas em qualquer lugar do mundo, as milanesas uruguaias têm o toque do churrasco do país. Além de mais finas e empanadas. Ah, e acompanhadas de batata frita!

Pancho

Pratos típicos do Uruguai: Pancho.

O pancho é outro lanche bastante popular no Uruguai, parecido com o cachorro-quente. A diferença é a salsicha ser preparada de forma mais artesanal,  grelhada (e não cozida) e um pouco maior que o pão. Além disso, só se adiciona maionese e ketchup.

Empanada

Pratos típicos do Uruguai: Empanadas.

As empanadas são largamente encontradas no Uruguai, em diferentes versões, tanto fritas quanto assadas. Além disso, os recheios também são feitos em variações doces e salgadas.

LEIA MAIS: 12 Comidas Típicas Da Região Norte Do Brasil!

Choripan

Pratos típicos do Uruguai: Choripan.

O choripan é um lanche simples, mas que surpreende. Feito basicamente com pão e linguiça, este prato típico do Uruguai leva, claro, outros ingredientes, como picles, salsa, chimichurri, molhos e temperos variados. Perfeito para encerrar uma noite de balada.

Panqueca com Massa de Alga

Pratos típicos do uruguai: panquecas com massa de alga.

A panqueca com massa de alga, talvez, seja um dos pratos típicos do Uruguai que mais te surpreenda! Aliás, nem é tão fácil de encontrar. Então, é bom ter atenção aos cardápios! Além disso, a receita leva queijo e molho branco, mas pode haver variações.

De fato, as massas com algas são mais facilmente encontradas no litoral, como na cidade de Valizas. Então, vale dar uma escapada para conhecer e experimentar.

LEIA MAIS: 15 Doces Típicos De Portugal Que Você Precisa Provar!

Alfajor

Pratos típicos do uruguai: alfajor.
Silvio Tanaka, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

Vamos partir para os doces? Então, abrimos a lista com o alfajor, a combinação dos dois biscoitos recheados com doce de leite e cobertos de chocolate (ou chocolate branco). A criatividade das docerias fez com que novas receitas surgissem. Então, boa sorte na deliciosa procura!

Dulce de leche

Comidas típicas do Uruguai: Dulce de Leche.

Sem dúvida, o doce mais encontrado nas receitas e prateleiras do Uruguai! O dulce de leche é consumido puro, nas panquecas, nos arrollados, mousses, sorvetes e onde mais as docerias queiram! O sabor é inigualável!

LEIA MAIS: Doce De Leite Caseiro Com Apenas 3 Ingredientes: Receita Fácil E Deliciosa!

Chajá

Pratos típicos do Uruguai: Chajá.

O chajá é uma receita típica do interior do Uruguai, mais precisamente da cidade de Paysandu. O bolinho de pêssego e baunilha com massa de pão de ló leva, ainda, merengue, doce de leite e morango em camadas, praticamente derretendo na boca.

 

Certamente, ainda há muito mais o que falar sobre os pratos típicos do Uruguai que não caberiam em uma lista só! Então, que tal fazer suas malas e já preparar sua próxima viagem para o país?

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais