Brazil Greece

»

»

O mel que combate o envelhecimento, a ansiedade e faz perder peso – Veja!

| Em 29/08/2022 às 14:00

Você sabia que o mel grego é considerado como o melhor do mundo? Isso se deve ao seu sabor puro, doce e os comprovados benefícios nutricionais. Por isso, foi largamente usado como ingrediente de produtos de beleza e medicinais. Confira quais são os benefícios do mel grego para a sua pele e saúde! 

Há tempos, o mel é apreciado pelo sabor doce, e propriedades curativas e nutritivas. Os gregos afirmam serem os primeiros a usar o mel nos produtos de beleza, desde máscaras faciais e xampus até cremes para o corpo.  

Ainda hoje, o mel é encontrado nos armários de cozinha, restaurantes e como matéria-prima para inúmeros cosméticos. Para entender esse apelo todo pelo mel grego, basta conferir os inúmeros benefícios que ele traz para a saúde. 

Por que o mel grego é bom para a saúde?

O mel é rico em antioxidantes, logo, protege as células do envelhecimento precoce, além de regular os níveis de colesterol e triglicérides. Assim, reduz o risco de doenças cardíacas. Outro ponto a favor o mel é que abaixa a pressão sanguínea e tem propriedades antibacterianas. Por isso, é tão usado para o tratamento da tosse e dor na garganta. 

Também é usado como adoçante natural, em substituição ao açúcar cristal. Deste modo, mantém estáveis os níveis de açúcar no sangue. 

Benefícios do mel grego  

Agora que você já sabe porque o mel é bom para a pele e saúde, vejamos os benefícios de forma mais detalhada. 

Ação anti-inflamatória e antibacteriana 

Na Grécia Antiga, era comum aplicar o mel nas feridas da cutâneas para prevenir inflamações e infecções. Hoje, ele é usado para combater a erupções, acne e prevenir infecções que possam causar cicatrizes faciais. Não só isso! O mel grego ainda: 

  • esteriliza feridas em geral 
  • trata úlceras nos pés (especialmente dos diabéticos, ao combater germes e regenerar tecidos) 
  • cura as lesões provocadas pelo herpes
  • trata bactérias resistentes a antibióticos 

LEIA MAIS:

Ação antienvelhecimento 

Além da cicatrização, o mel age na produção de colágeno, fazendo dele um poderoso aliado contra o envelhecimento precoce. Além disso, as enzimas do mel o tornam ótimo para a esfoliação facial natural e suave.

Fortalece o sistema imunológico

Outro benefício do mel para a saúde é a ação antioxidante que protege o corpo na redução dos riscos de infarto, derrame e até o tratamento de alguns tipos de câncer, por exemplo, dos rins. Também age na promoção da saúde ocular. 

Reduz inflamações

Já viu que quando estamos com dor de garganta ou gripados, a recomendação é tomar mel? Isso porque o mel grego tem forte ação anti-inflamatória, por isso, reduz a inflamação na garganta e pulmões. Consequentemente, age contra o inchaço e descongestiona.  

LEIA MAIS:

Tratamento de hemorroidas 

Graças à ação analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante e anti-microbiana, o mel grego é um remédio potente no tratamento das hemorroidas. Quando misturado ao azeite e cera de abelha, principalmente, alivia a dor e coceira, além de reduzir o sangramento.

Atua no sistema vascular 

Como reduz a formação de coágulos e aumenta o fluxo sanguíneo, o mel reduz a pressão arterial, evitando doenças cardíacas. Ainda nesse sentido, diminui os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumenta do colesterol bom (HDL). Outro benefício importante é diminuir os triglicérides ao ser substituído pelo açúcar comum.   

Bom para o trato gastrointestinal 

Mais um dos benefícios do mel grego, favorecem a microbiota intestinal ao nutrir as bactérias boas. Consequentemente, ajuda a digestão e, claro, a saúde em geral. Por isso, pode ser usado para combater diarreia, problemas digestivos em geral e tratamento de úlceras gástricas. 

LEIA MAIS:

Ajuda nas crises de ansiedade 

O mel, ao substituir o açúcar comum, reduz os níveis de ansiedade, além de melhorar a memória. Tanto que pesquisas renomadas vêm sinalizando os efeitos positivos do mel grego na memória de mulheres que passam ou já passaram pela menopausa. 

Combate a obesidade 

Por fim, o mel grego combate a obesidade porque controla os níveis de açúcar e gordura no sangue. Também age nas inflamações e, consequentemente, ajudam na manutenção do peso. Principalmente se substitui o açúcar comum.  

 Os benefícios do mel grego para sua saúde e pele são inúmeros, sem falar no sabor doce e suave. Por isso, é tão usado, desde a Grécia Antiga, na cozinha, medicina e estética. Não à toa, se junta ao azeite grego, considerado o melhor do mundo, na herança que o país dá ao mundo para a longevidade e saúde. 

 Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

 

 

  

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários