Brazil Greece

»

»

O mel que combate o envelhecimento, a ansiedade e faz perder peso – Veja!

| Em 29/08/2022 às 14:00

Você sabia que o mel grego é considerado como o melhor do mundo? Isso se deve ao seu sabor puro, doce e os comprovados benefícios nutricionais. Por isso, foi largamente usado como ingrediente de produtos de beleza e medicinais. Confira quais são os benefícios do mel grego para a sua pele e saúde! 

Há tempos, o mel é apreciado pelo sabor doce, e propriedades curativas e nutritivas. Os gregos afirmam serem os primeiros a usar o mel nos produtos de beleza, desde máscaras faciais e xampus até cremes para o corpo.  

Ainda hoje, o mel é encontrado nos armários de cozinha, restaurantes e como matéria-prima para inúmeros cosméticos. Para entender esse apelo todo pelo mel grego, basta conferir os inúmeros benefícios que ele traz para a saúde. 

Por que o mel grego é bom para a saúde?

O mel é rico em antioxidantes, logo, protege as células do envelhecimento precoce, além de regular os níveis de colesterol e triglicérides. Assim, reduz o risco de doenças cardíacas. Outro ponto a favor o mel é que abaixa a pressão sanguínea e tem propriedades antibacterianas. Por isso, é tão usado para o tratamento da tosse e dor na garganta. 

Também é usado como adoçante natural, em substituição ao açúcar cristal. Deste modo, mantém estáveis os níveis de açúcar no sangue. 

Benefícios do mel grego  

Agora que você já sabe porque o mel é bom para a pele e saúde, vejamos os benefícios de forma mais detalhada. 

Ação anti-inflamatória e antibacteriana 

Na Grécia Antiga, era comum aplicar o mel nas feridas da cutâneas para prevenir inflamações e infecções. Hoje, ele é usado para combater a erupções, acne e prevenir infecções que possam causar cicatrizes faciais. Não só isso! O mel grego ainda: 

  • esteriliza feridas em geral 
  • trata úlceras nos pés (especialmente dos diabéticos, ao combater germes e regenerar tecidos) 
  • cura as lesões provocadas pelo herpes
  • trata bactérias resistentes a antibióticos 

LEIA MAIS:

Ação antienvelhecimento 

Além da cicatrização, o mel age na produção de colágeno, fazendo dele um poderoso aliado contra o envelhecimento precoce. Além disso, as enzimas do mel o tornam ótimo para a esfoliação facial natural e suave.

Fortalece o sistema imunológico

Outro benefício do mel para a saúde é a ação antioxidante que protege o corpo na redução dos riscos de infarto, derrame e até o tratamento de alguns tipos de câncer, por exemplo, dos rins. Também age na promoção da saúde ocular. 

Reduz inflamações

Já viu que quando estamos com dor de garganta ou gripados, a recomendação é tomar mel? Isso porque o mel grego tem forte ação anti-inflamatória, por isso, reduz a inflamação na garganta e pulmões. Consequentemente, age contra o inchaço e descongestiona.  

LEIA MAIS:

Tratamento de hemorroidas 

Graças à ação analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante e anti-microbiana, o mel grego é um remédio potente no tratamento das hemorroidas. Quando misturado ao azeite e cera de abelha, principalmente, alivia a dor e coceira, além de reduzir o sangramento.

Atua no sistema vascular 

Como reduz a formação de coágulos e aumenta o fluxo sanguíneo, o mel reduz a pressão arterial, evitando doenças cardíacas. Ainda nesse sentido, diminui os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumenta do colesterol bom (HDL). Outro benefício importante é diminuir os triglicérides ao ser substituído pelo açúcar comum.   

Bom para o trato gastrointestinal 

Mais um dos benefícios do mel grego, favorecem a microbiota intestinal ao nutrir as bactérias boas. Consequentemente, ajuda a digestão e, claro, a saúde em geral. Por isso, pode ser usado para combater diarreia, problemas digestivos em geral e tratamento de úlceras gástricas. 

LEIA MAIS:

Ajuda nas crises de ansiedade 

O mel, ao substituir o açúcar comum, reduz os níveis de ansiedade, além de melhorar a memória. Tanto que pesquisas renomadas vêm sinalizando os efeitos positivos do mel grego na memória de mulheres que passam ou já passaram pela menopausa. 

Combate a obesidade 

Por fim, o mel grego combate a obesidade porque controla os níveis de açúcar e gordura no sangue. Também age nas inflamações e, consequentemente, ajudam na manutenção do peso. Principalmente se substitui o açúcar comum.  

 Os benefícios do mel grego para sua saúde e pele são inúmeros, sem falar no sabor doce e suave. Por isso, é tão usado, desde a Grécia Antiga, na cozinha, medicina e estética. Não à toa, se junta ao azeite grego, considerado o melhor do mundo, na herança que o país dá ao mundo para a longevidade e saúde. 

 Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

 

 

  

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest