Se eu parar de comer açúcar, o que acontece com meu corpo? Veja 12 Fatos Incríveis!

Os impactos que a redução do consumo provoca no organismo 

Se você parar de comer açúcar, o que acontece? Confira a seguir!

Todo mundo está cansado de saber que açúcar em excesso, assim como a gordura, faz bastante mal. Mas, você sabe, de fato, o que acontece com o seu corpo quando você para de comer açúcar?

Então, matéria publicada pelo Globo Esporte aponta que o consumo de açúcar aumentou entre os brasileiros. Enquanto a recomendação diária da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 25 gramas, os brazucas chegam a ultrapassar às seis colheres de chá por dia. 

Mas, você sabe o que isso pode provocar? Obesidade, diabetes, hipertensão, baixa imunidade, envelhecimento precoce, ganho de peso, alterações hormonais e aumento no triglicérides. Muito, né? Então, que tal reduzir agora esse consumo? 

LEIA MAIS: Chá De Amora Serve Para Quê? Veja 7 Benefícios Incríveis E Saiba Como Fazer!

Se você parar de comer açúcar, o que acontece? Confira!

Veja 12 coisas que acontecem com o seu corpo se você parar de comer açúcar.

Redução dos riscos de diabetes

se parar de comer açúcar o que acontece: Redução do risco de diabetes.

Primeiramente, em uma semana, os níveis de insulina melhoram e, em um mês, sua compulsão por doces também cai.

Consequentemente, em um ano, com menor ingestão de açúcar, há maior controle sobre o diabetes. Pois o seu organismo torna-se menos resistente à insulina. 

Uma explicação simples é a seguinte.

A ingestão de açúcar provoca picos de glicemia, seguidos de quedas repentinas. Então, quando você sente aquela “branqueira” pela falta de doce, ingere mais açúcar e o ciclo continua. A consequência? Diabetes, além de obesidade. 

LEIA MAIS: Compulsão Por Doces: Confira 3 Mitos E Verdades E Se Livre Dela De Vez!

O corpo tem melhor resposta anti-inflamatória 

O excesso de açúcar provoca alterações nos leucócitos, afetando diretamente os processos de cicatrização. 

Ajuda no processo de emagrecimento 

Se parar de comer açúcar, o que acontece?

O açúcar não é o único responsável pela obesidade. Mas tem importante papel nisso. O primeiro efeito da redução do açúcar no organismo é a menor retenção de líquido. Pois, menos água será necessária para diluir a substância. 

Então, isso afeta diretamente o processo de emagrecimento. Além da redução das calorias ingeridas. Além disso, outro ponto é que, quando há excesso de açúcar, também aumentam os níveis de glicose e, consequentemente, de insulina. 

Por fim, este excesso de açúcar é considerado tóxico. Então, como resposta, o organismo o transforma em gordura. 

LEIA MAIS: Como Desinchar O Corpo De Forma Eficaz? Veja 3 Dicas E Alimentos!

Sua imunidade melhora 

As células de defesa têm maior capacidade na luta contra os invasores, uma vez que não há excesso de açúcar para inibir este processo. A inflamação crônica ligada ao alto consumo de açúcar diminui a resposta imunológica, tornando-o suscetível a resfriados e gripes.

Então, quando você para de comer açúcar, fica muito mais saudável, o que tem a ver com seus glóbulos brancos.  Além disso, até cinco horas depois de comer um monte de açúcar, as células são 50% menos capazes de combater as bactérias ruins.

LEIA MAIS: Pré-Diabetes Tem Cura? Saiba O Que Fazer Para Tratar!

Sua pele também melhora 

Se parar de comer açúcar, o que acontece? Melhora da pele.

Ainda, em um ano de redução no consumo de açúcar, você também vai perceber que não terá tanta acne. Também vão diminuir as linhas finas na pele, efeito inverso de quando há o consumo exagerado de doces.

Além disso, quanto mais açúcar no sangue, mais a pele parece opaca e enrugada, consequência da glicação, processo de danos à elasticidade da pele. Por isso, surgem as rugas e a flacidez. 

LEIA MAIS: Colágeno Faz Bem Para Pele? Veja 3 Alimentos Para Combater A Flacidez!

Você fica livre do mau hálito 

Sim, a halitose é resultado da falta de higiene bucal. Pois a massa esbranquiçada que fica na língua é o prato preferido das bactérias.

Então, quando o excesso de alimentos ingeridos antes da escovação incompleta é açúcar, essa proliferação é potencializada, pois fornece energia às bactérias. 

LEIA MAIS: Como Saber Se Tenho Mau Hálito? 10 Testes Infalíveis!

Melhor qualidade do sono 

Se parar de comer açúcar, o que acontece? Melhora do sono.

Reduzir o consumo de açúcar, tanto sob a forma de doces quanto bebidas, evita que o organismo receba uma dose extra de energia. Dessa forma, o sono chega com mais facilidade e você dorme melhor. 

LEIA MAIS: Sonambulismo Tem Cura? Saiba O Que Fazer Para Tratar!

Melhora do fluxo intestinal 

Quando há estabilidade nos índices glicêmicos, a flora intestinal também fica equilibrada. Daí, o processo digestivo também melhora, pois não há riscos de inflamações ou sensibilidade. 

LEIA MAIS: Intestino Preso: Quando Se Preocupar? Saiba O Que Fazer!

Você tem mais disposição 

Se parar de comer açúcar o que acontece: melhora da disposição.

Ok, açúcar é energia, mas não com exageros! Lembra que o organismo transforma o excesso de glicose em gordura? Outro efeito, além da obesidade, é a interferência direta no sistema nervoso. 

O excesso de açúcar ainda provoca alterações na orexina, neurotransmissor responsável por regular a excitação, apetite e sono. Quando há redução desses neurotransmissores, o corpo tende a ficar mais sonolento e cansado. 

LEIA MAIS: Ataque De Pânico: Como Saber Se Estou Tendo Um? Confira Os Sintomas!

Sua mente fica mais alerta

Menor consumo de açúcar aumenta a produtividade mental, além de melhorar a cognição. Uma dieta rica em frutose causa resistência à insulina no hipocampo, além de exacerbar os déficits de memória. 

Também pode haver ligações entre o consumo de açúcar e mudanças negativas no córtex frontal do cérebro, associadas a problemas cognitivos adicionais. 

LEIA MAIS: Xô, Tristeza! 9 Alimentos Que Irão Turbinar O Seu Humor!

Menor risco de doenças cardíacas 

Então, se eu parar de comer açúcar, o que mais acontece?

Ao parar de comer açúcar você diminui drasticamente o risco de doenças cardíacas porque o seu excesso aumenta o risco de pressão alta, obesidade e diabetes. Estas são os três principais fatores de risco para outras doenças cardíacas e declínio cardiovascular.

LEIA MAIS: Entenda A Diabetes Na Gestação – Saiba O Que Fazer!

Vida sexual mais ativa 

Se parar de comer açúcar o que acontece: melhora da vida sexual.

Por fim, se nenhuma das informações acima te convenceu a reduzir o açúcar da dieta, talvez esta consiga! Pois, quando você reduz o açúcar, sua libido melhora, assim como a capacidade do corpo de acelerar para o sexo. 

Além disso, nas mulheres, o açúcar provoca o equilíbrio hormonal sexual. Enquanto que nos homens, leva à disfunção erétil e baixa libido devido ao pico de insulina. 

Viu só quanta acontece com o seu corpo quando para de comer açúcar? Está na hora de adotar uma dieta mais saudável para ter qualidade de vida! 

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais