Brazil Greece

»

»

Café Delicioso: Veja 12 formas simples de adoçar seu café sem açúcar!

| Em 17/09/2022 às 10:35

O cafezinho cai bem a toda hora, né? Seja pela manhã, após o almoço ou no final da tarde, a bebida é quase um abraço! Além de popular, ainda traz benefícios à saúde! A bebida, em si, não tem calorias, o problema está no que você usa para adoçar. Por isso, trouxemos formas para adoçar seu café sem açúcar e deixá-lo sempre uma delícia!

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo per capita do café torrado é de 4,84 kg, por ano. Pudera! Somos incrivelmente criativos ao usá-lo como ingredientes de drinks, licores e café gelado. Sem falar nos pingados, cafés com leite ou o cafezinho expresso de cada dia. 

E os benefícios do café são muitos, por exemplo, acelerar o metabolismo, fortalecer a memória e reduzir os riscos de depressão. Mas, para ter ainda mais sucesso no consumo saudável, confira formas de adoçar seu café sem açúcar. 

Formas de adoçar o café sem açúcar – por que aderir?

Em primeiro lugar, o excesso de açúcar compromete até mesmo saborear o café, uma vez que o doce se sobrepõe ao sabor real. Ademais, o consumo excessivo faz mal para a saúde. Só para exemplificar, olha que cada colher de açúcar, daquelas de sopa, traz: 

  • 95 calorias 
  • 0,84 mg de cálcio
  • 1,52 mg de potássio 
  • 0,13 de magnésio
  • 23,9 de carboidratos
  • 0,04 de proteína

E vitaminas, tem o quê? Nada! Assim, você aumenta os riscos de desenvolver problemas sérios de saúde, como diabetes, hipertensão e obesidade, sem ganhar nada em troca! 

LEIA MAIS:

Como adoçar o café sem açúcar?

Ainda que haja a preferência por dar uma leve adoçada no café, tem quem prefira tomá-lo amargão mesmo. Se essa não é a sua praia, mas quer dar uma reduzida no açúcar, confira alternativas saudáveis para deixar sua bebida doce, saudável e saborosa. 

Stevia 

Por que adoçar o café com Stevia e não com um adoçante comum? Porque, além de 300 vezes mais doce, é saudável! A substância tem índice glicêmico zero, ou seja, favorável às pessoas com diabetes. Ainda, é rica em antioxidantes. Entretanto, a recomendação é utilizar o extrato orgânico e livre de eritritol, pó de celulose e dextrose.  

Canela

Outra alternativa deliciosa para adoçar o café sem açúcar é com canela. Uma pitadinha deixa o cafezinho doce e ainda ajuda a perder peso. Sabe por que? A canela é um termogênico natural e ainda ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. 

Mel

Você já pensou em adoçar seu café com mel? Não? Pois, deveria! Rico em enzimas, vitaminas, aminoácidos e fitonutrientes, o produto ainda tem minerais e propriedades antibacterianas. Só ter um pouquinho de atenção às calorias! 

Além do mel, temos o mel vegano, feito a partir do coco. Ainda que um pouco menos doce que o mel comum, tem sabor específico e serve bem para adoçar o café. 

Óleo de coco

Falando em coco, outro produto derivado que serve para adoçar o café é o óleo de coco. E aqui, tem até uma explicação científica. Pelo aroma, o cérebro logo o identifica como algo doce, apesar da ausência completa de açúcar. Como resultado, ao adicionar o óleo ao café, o paladar sente a bebida doce.  

Coco fresco

Mas, nem é preciso usar óleo ou mel vegano! O próprio coco fresco é excelente alternativa para adoçar o café sem açúcar. Vale tanto a polpa fresca quanto o coco ralado, desde que não tenha adição de açúcar. 

LEIA MAIS:

Cacau em pó

Não, não estamos falando para você adoçar o café com chocolate em pó, mas cacau! Principalmente a versão alcalina, que é 100% natural e mais doce. O efeito é similar ao do óleo de coco. 

Tâmaras

Olha que chique, adoçar o café com tâmaras! A fruta oriental até tem açúcares, mas naturais, portanto, saudáveis. Uma dica é fazer um purê triturando a tâmara com água. Fica uma delícia!

Leite de amêndoas

Apesar do baixe índice de açúcar presente nas amêndoas, é no leite que está o segredo de adoçar o café. O mesmo vale para o óleo. Porém, o ideal é consumir o leite vegetal e natural, e não aquele comprado no supermercado por ter açúcar na composição. 

Baunilha

Pense no aroma após adoçar seu café com baunilha! Você pode usar tanto a fava quanto o extrato natural. Mesmo porque a fava tem o preço um pouquinho puxado, ainda que não seja necessário usar altas quantidades.  

Cardamomo

Outra alternativa para adoçar o café sem açúcar usando especiarias é o cardamomo. Tanto que é usado desde a Antiguidade, no Oriente Médio. O sabor picante dará intensidade à bebida, adicionado tanto no momento do preparo quanto direto na xícara. Cuide apenas para não exagerar, do contrário, a bebida ficará com um sabor forte. 

Ah, e além de saboroso, o cardamomo tem propriedades benéficas à saúde, a saber, contém também:

  • cálcio
  • ferro
  • magnésio
  • fósforo
  • potássio
  • manganês
  • zinco 
  • cobre
  • vitamina C

Ademais, ajuda na digestão e protege as células pelos efeitos antioxidantes. 

Chocolate amargo

Ué, mas lá em cima ainda comentamos sobre a adição de chocolate ao café! Pois é, mas aqui, nos referimos ao chocolate amargo, com mais de 70% de cacau. A recomendação é colocar um pedacinho no fundo da xícara e, daí, jogar o café por cima. Só não exagere, pois apesar de pouco, o chocolate amargo ainda tem um açúcar na composição. 

Açúcar mascavo

Não deu para tirar o açúcar de forma alguma? Então, opte pelo açúcar mascavo! É aquela versão marrom feita pelo cozimento da cana. É gostoso, da mesma forma, além de mais saudável do que o açúcar cristal.  

Dicas para tomar café sem açúcar

Primeiro, o ideal é cuidar da qualidade do café, evitando os cafés do tipo extra-forte ou tradicional. Esse modelo é torrado ao extremo, além de usar matéria-prima mais barata em razão da produção em larga escala. Então, se puder (e o orçamento permitir), prefira os tipos superior, gourmet ou especial. 

Ali em cima, indicamos usar tâmaras com alternativa para adoçar o café sem açúcar. Entretanto, outras frutas secas, como ameixa e uva-passa, também ajudam. Por outro lado, frutas tropicais são também excelentes, em especial, as de sabor mais cítrico, a exemplo da laranja ou limão. 

Então, a gente pode apostar em harmonizações, especialmente quando são produzidas bebidas à base de café. Por exemplo:

  • café com banana 
  • leites vegetais para o preparo de cappuccino caseiro 
  • melado  

Ou seja, opções tanto para adoçar quanto preparar bebidas à base de café não faltam! 

Como vimos, se não dá para tomar ao natural, é possível adoçar o café sem açúcar sem, no entanto, perder o sabor! E, ainda falando em café, confira se café descafeinado faz mal e conheça 11 tipos de café expresso

Gostou do artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest