Café Delicioso: Veja 12 formas simples de adoçar seu café sem açúcar!

Veja como adoçar o café sem precisar de açúcar e manter a bebida saudável 

O cafezinho cai bem a toda hora, né? Seja pela manhã, após o almoço ou no final da tarde, a bebida é quase um abraço! Além de popular, ainda traz benefícios à saúde! A bebida, em si, não tem calorias, o problema está no que você usa para adoçar. Por isso, trouxemos formas para adoçar seu café sem açúcar e deixá-lo sempre uma delícia!

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo per capita do café torrado é de 4,84 kg, por ano. Pudera! Somos incrivelmente criativos ao usá-lo como ingredientes de drinks, licores e café gelado. Sem falar nos pingados, cafés com leite ou o cafezinho expresso de cada dia. 

E os benefícios do café são muitos, por exemplo, acelerar o metabolismo, fortalecer a memória e reduzir os riscos de depressão. Mas, para ter ainda mais sucesso no consumo saudável, confira formas de adoçar seu café sem açúcar. 

Formas de adoçar o café sem açúcar – por que aderir?

Em primeiro lugar, o excesso de açúcar compromete até mesmo saborear o café, uma vez que o doce se sobrepõe ao sabor real. Ademais, o consumo excessivo faz mal para a saúde. Só para exemplificar, olha que cada colher de açúcar, daquelas de sopa, traz: 

  • 95 calorias 
  • 0,84 mg de cálcio
  • 1,52 mg de potássio 
  • 0,13 de magnésio
  • 23,9 de carboidratos
  • 0,04 de proteína

E vitaminas, tem o quê? Nada! Assim, você aumenta os riscos de desenvolver problemas sérios de saúde, como diabetes, hipertensão e obesidade, sem ganhar nada em troca! 

LEIA MAIS:

Como adoçar o café sem açúcar?

Ainda que haja a preferência por dar uma leve adoçada no café, tem quem prefira tomá-lo amargão mesmo. Se essa não é a sua praia, mas quer dar uma reduzida no açúcar, confira alternativas saudáveis para deixar sua bebida doce, saudável e saborosa. 

Stevia 

Por que adoçar o café com Stevia e não com um adoçante comum? Porque, além de 300 vezes mais doce, é saudável! A substância tem índice glicêmico zero, ou seja, favorável às pessoas com diabetes. Ainda, é rica em antioxidantes. Entretanto, a recomendação é utilizar o extrato orgânico e livre de eritritol, pó de celulose e dextrose.  

Canela

Outra alternativa deliciosa para adoçar o café sem açúcar é com canela. Uma pitadinha deixa o cafezinho doce e ainda ajuda a perder peso. Sabe por que? A canela é um termogênico natural e ainda ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. 

Mel

Você já pensou em adoçar seu café com mel? Não? Pois, deveria! Rico em enzimas, vitaminas, aminoácidos e fitonutrientes, o produto ainda tem minerais e propriedades antibacterianas. Só ter um pouquinho de atenção às calorias! 

Além do mel, temos o mel vegano, feito a partir do coco. Ainda que um pouco menos doce que o mel comum, tem sabor específico e serve bem para adoçar o café. 

Óleo de coco

Falando em coco, outro produto derivado que serve para adoçar o café é o óleo de coco. E aqui, tem até uma explicação científica. Pelo aroma, o cérebro logo o identifica como algo doce, apesar da ausência completa de açúcar. Como resultado, ao adicionar o óleo ao café, o paladar sente a bebida doce.  

Coco fresco

Mas, nem é preciso usar óleo ou mel vegano! O próprio coco fresco é excelente alternativa para adoçar o café sem açúcar. Vale tanto a polpa fresca quanto o coco ralado, desde que não tenha adição de açúcar. 

LEIA MAIS:

Cacau em pó

Não, não estamos falando para você adoçar o café com chocolate em pó, mas cacau! Principalmente a versão alcalina, que é 100% natural e mais doce. O efeito é similar ao do óleo de coco. 

Tâmaras

Olha que chique, adoçar o café com tâmaras! A fruta oriental até tem açúcares, mas naturais, portanto, saudáveis. Uma dica é fazer um purê triturando a tâmara com água. Fica uma delícia!

Leite de amêndoas

Apesar do baixe índice de açúcar presente nas amêndoas, é no leite que está o segredo de adoçar o café. O mesmo vale para o óleo. Porém, o ideal é consumir o leite vegetal e natural, e não aquele comprado no supermercado por ter açúcar na composição. 

Baunilha

Pense no aroma após adoçar seu café com baunilha! Você pode usar tanto a fava quanto o extrato natural. Mesmo porque a fava tem o preço um pouquinho puxado, ainda que não seja necessário usar altas quantidades.  

Cardamomo

Outra alternativa para adoçar o café sem açúcar usando especiarias é o cardamomo. Tanto que é usado desde a Antiguidade, no Oriente Médio. O sabor picante dará intensidade à bebida, adicionado tanto no momento do preparo quanto direto na xícara. Cuide apenas para não exagerar, do contrário, a bebida ficará com um sabor forte. 

Ah, e além de saboroso, o cardamomo tem propriedades benéficas à saúde, a saber, contém também:

  • cálcio
  • ferro
  • magnésio
  • fósforo
  • potássio
  • manganês
  • zinco 
  • cobre
  • vitamina C

Ademais, ajuda na digestão e protege as células pelos efeitos antioxidantes. 

Chocolate amargo

Ué, mas lá em cima ainda comentamos sobre a adição de chocolate ao café! Pois é, mas aqui, nos referimos ao chocolate amargo, com mais de 70% de cacau. A recomendação é colocar um pedacinho no fundo da xícara e, daí, jogar o café por cima. Só não exagere, pois apesar de pouco, o chocolate amargo ainda tem um açúcar na composição. 

Açúcar mascavo

Não deu para tirar o açúcar de forma alguma? Então, opte pelo açúcar mascavo! É aquela versão marrom feita pelo cozimento da cana. É gostoso, da mesma forma, além de mais saudável do que o açúcar cristal.  

Dicas para tomar café sem açúcar

Primeiro, o ideal é cuidar da qualidade do café, evitando os cafés do tipo extra-forte ou tradicional. Esse modelo é torrado ao extremo, além de usar matéria-prima mais barata em razão da produção em larga escala. Então, se puder (e o orçamento permitir), prefira os tipos superior, gourmet ou especial. 

Ali em cima, indicamos usar tâmaras com alternativa para adoçar o café sem açúcar. Entretanto, outras frutas secas, como ameixa e uva-passa, também ajudam. Por outro lado, frutas tropicais são também excelentes, em especial, as de sabor mais cítrico, a exemplo da laranja ou limão. 

Então, a gente pode apostar em harmonizações, especialmente quando são produzidas bebidas à base de café. Por exemplo:

  • café com banana 
  • leites vegetais para o preparo de cappuccino caseiro 
  • melado  

Ou seja, opções tanto para adoçar quanto preparar bebidas à base de café não faltam! 

Como vimos, se não dá para tomar ao natural, é possível adoçar o café sem açúcar sem, no entanto, perder o sabor! E, ainda falando em café, confira se café descafeinado faz mal e conheça 11 tipos de café expresso

Gostou do artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!

você pode gostar também